Oficialmente, o inverno 2024 só começa às 17h51 (horário de Brasília) do próximo dia 21 de junho, para a maior parte do país. Algumas mudanças no nosso corpo e na nossa pele serão sentidas com as baixas temperaturas, o vento seco e a umidade do ar reduzida.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 30% da população brasileira sofre com algum tipo de doença de pele. “Durante o inverno, o número de casos tende a aumentar, pois a pele fica mais ressecada e sensível devido à baixa umidade do ar e às temperaturas menos elevadas, como é de costume aqui na região do norte de Minas, com predominância na maior parte do ano de sol e muito calor”, ressalta a enfermeira esteta Príscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes.
Para evitar a sensação de pele ressecada, irritada, rachaduras, dermatite seborreica, dermatite atópica, psoríase e a ictiose, a esteta compartilha algumas dicas valiosas podem evitar esses e outros problemas e manter a pele saudável durante a estação mais fria do ano.
“Hidrate-se: beba bastante água ao longo do dia, cerca de 2 litros, para manter a hidratação da pele de dentro para fora. Use creme hidratante específico para o seu tipo de pele, tanto no rosto quanto no corpo. Aplique-o após o banho, enquanto a pele ainda está úmida, para melhor absorção. Evite banhos quentes, pois a água remove a oleosidade natural da pele, ressecando-a ainda mais. Opte por banhos mornos e rápidos”, destaca a esteta.
Príscilla Menezes também destaca a importância da limpeza facial, da esfoliação, o uso do protetor solar e agasalhos. “Lave o rosto duas vezes ao dia com um sabonete suave e água morna. Evite sabonetes com perfume ou álcool, pois podem irritar a pele. Esfolie o rosto uma ou duas vezes por semana para remover as células mortas e deixar a pele mais macia e suave. Utilize um esfoliante suave e adequado para o seu tipo de pele e mesmo em dias nublados, os raios UV podem danificar a pele. Use um protetor solar com FPS 30 ou mais, reaplicando a cada duas horas. Também não se esqueça de utilizar um protetor labial com FPS para evitar rachaduras e ressecamento nos lábios. E proteja as mãos e o rosto do vento frio, usando luvas e gorro quando estiver exposto ao ar livre” completa.
Outras dicas valiosas de Príscilla Menezes é o uso do umidificador de ar em casa, pois ajuda a aumentar a umidade do ar, o que pode prevenir o ressecamento da pele e evite o uso de produtos com álcool. “Evite usar produtos como perfumes, desodorantes e adstringentes que contenham álcool. E faça uma alimentação rica em vitaminas A, C e E, pois são importantes para a saúde da pele. Inclua em sua dieta frutas, legumes e verduras ricas nessas vitaminas. E sempre que precisar, ou se tiver algum problema de pele, como acne, eczema ou rosácea, procure a ajuda e orientação de um profissional. Seguindo essas dicas, você poderá manter a sua pele saudável e bonita durante todo o inverno”, finaliza a esteta.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)