Cuidado com os anúncios de emprego e vantagens - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Cuidado com os anúncios de emprego e vantagens

Gregório José

Jornalista/Radialista/Filósofo

Ah, os anúncios de emprego, essas pérolas da criatividade corporativa! Você já se deparou com algumas descrições que parecem ter sido escritas por um comediante em um momento de inspiração? Vamos decifrar algumas dessas maravilhas juntos.

Trabalhe com horário flexível: Trabalhe 55 horas; receba por 37,5. Você trabalha tanto que se acha o homem-elástico dos quadrinhos. E a mágica? Você vê o salário sumir antes de completar a segunda semana do mês.

Aprenda rápido: a gerência comunica, você ouve e deduz o que deve fazer. É praticamente um curso intensivo de telepatia corporativa. A gerência fala em código e você, caro Watson, precisa decifrar como se fosse um caso do Sherlock Holmes. “Elementar, meu caro chefe! O que você quis dizer é que o café acabou e eu devo providenciar mais?”

Faça o que mandam: se reclamar, será demitido. Isso aí é pura filosofia Zen. Medite sobre a carga de trabalho, aceite o seu karma profissional, e não reclame. Ou, como dizem por aí, engole o choro e digita o relatório.

Respeite a Hierarquia: qualquer um no escritório pode mandar em você. Aqui, a hierarquia é horizontal. Quer dizer, todo mundo é chefe. O cara do café, a tia da limpeza, até o papagaio da recepcionista pode te dar uma ordem. Versatilidade é seu novo sobrenome.

Há vagas! Temos uma alta rotatividade de funcionários. Alta rotatividade? Deve ser um sonho para quem coleciona crachás de empresas. Toda semana um desafio novo: “Será que minha mesa estará lá amanhã?”

Dress Code. Não pagamos o suficiente para esperar que você se vista bem; alguns dos caras mais ousados usam brincos. Aqui, ser chique é ser básico. Jeans rasgados, camisetas desbotadas e, se quiser, um brinco pirata. Claro, porque salário mesmo, só com um mapa do tesouro.

Funcionária eclética e eficiente. Você precisará dela para substituir as três pessoas que acabaram de sair. Seu currículo é impressionante? Ótimo, você vai precisar de todas essas habilidades para fazer o trabalho de três pessoas. Só não vale pedir aumento, hein?

Contrato imediato! Você está entrando em uma empresa em caos perpétuo. Parabéns! Você é o novo bombeiro corporativo. O que pega fogo hoje? As finanças? O estoque? Ah, um clássico: o sistema caiu de novo. Boa sorte, Sherlock!

E assim seguimos, navegando pelo mar de absurdos que são os anúncios de emprego. Porque, no fim das contas, todo trabalho tem seus desafios, mas a arte está em encará-los com uma boa dose de humor. E, quem sabe, encontrar uma vaga onde “atmosfera informal” signifique algo mais divertido do que um brinco ousado!