Cruzeiro e Grêmio se enfrentarão pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Além da vaga na fase seguinte da competição, as duas equipes terão um embate particular. O quarto duelo no mata-mata colocará à prova a vantagem do clube mineiro, que é o maior campeão do torneio nacional, com seis títulos, seguido pelos gaúchos, com cinco.
No retrospecto do confronto dos maiores ‘copeiros’ da competição, a Raposa tem melhor aproveitamento: avançou em duas oportunidades e foi eliminada em outra.
A história começou na Copa do Brasil de 1993, quando o Cruzeiro bateu o Grêmio na grande final e levantou o troféu (0 a 0 na ida, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS, e 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte). Roberto Gaúcho e Cleison marcaram para os estrelados, enquanto Pingo descontou para os tricolores.
Já em 2016, o Grêmio levou a melhor no segundo encontro. Os gaúchos venceram por 2 a 0 na ida das semifinais, na capital mineira, com gols de Luan e Douglas. O jogo da volta acabou empatado por 0 a 0, na Arena.
Naquela temporada, o Tricolor avançou à final, derrotou o Atlético e levantou o seu quinto troféu. À época, a conquista o transformou no maior campeão da Copa do Brasil, seguido pelo Cruzeiro com quatro.
Em 2017, o clube celeste se ‘vingou’. Também na semifinal, então comandado por Mano Menezes, o Cruzeiro perdeu para o Grêmio por 1 a 0 na ida, fora de casa, e venceu a volta pelo mesmo placar, com o Gigante da Pampulha lotado. Hudson marcou no tempo regulamentar.
O time celeste avançou à final ao bater o adversário na disputa por pênaltis – Thiago Neves foi o autor do último tento. Na grande decisão, o Cruzeiro derrotou o Flamengo para conquistar o pentacampeonato. O hexa veio em 2018, sobre o Corinthians.
Histórico de Cruzeiro x Grêmio na Copa do Brasil
1993 – Final: Grêmio 0 a 0 Cruzeiro (Olímpico); Cruzeiro 2 a 1 Grêmio (Mineirão) – Roberto Gaúcho e Cleison; Pingo. 2016 – Semifinal: Grêmio 0 a 0 Cruzeiro (Arena do Grêmio); Cruzeiro 0 a 2 Grêmio (Mineirão) – Luan e Douglas. 2017 – Semifinal: Cruzeiro 1 (3) a (2) 0 Grêmio (Mineirão) – Hudson; Grêmio 1 a 0 Cruzeiro (Arena do Grêmio) – Lucas Barrios. Títulos do Cruzeiro na Copa do Brasil: 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018; títulos do Grêmio na Copa do Brasil: 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016.
Quando será Cruzeiro x Grêmio
Cruzeiro e Grêmio se enfrentarão nas semanas do dia 17 e 30 de maio. O sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nessa terça-feira (2) definiu que o clube celeste decidirá em casa. (Superesportes)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)