A China Azul ainda mantém cautela, mas a cada resultado positivo do time a esperança do pentacampeonato ressurge no coração do torcedor
Depois da grande atuação e da goleada do Cruzeiro sobre o Botafogo, por 3 a 0, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, a torcida celeste passou a acreditar ainda mais na possibilidade de lutar pelo título do Campeonato Brasileiro. Embora seja um desafio hercúleo, o sonho da conquista nacional não parece uma miragem para o técnico Fernando Seabra. Ele, contudo, disse que é preciso pensar jogo a jogo.
“A briga pelo título é o seguinte: a gente tem que confirmar, não adianta fazer o jogo de hoje, se aproximar e depois deixar distanciar. Então, isso é um horizonte que se abriu, mas que vai depender da nossa competência para continuar vencendo os jogos e para se firmar”, disse. “Eu acho que é ainda cedo para nos colocar como um pretendente ao título, mas nós temos que nos desafiar jogo a jogo. Se obtivermos êxito, eventualmente mais para frente, a gente pode ser colocado nesse cenário”, acrescentou.
De forma geral, direção, comissão técnica, jogadores e torcida ainda mantêm cautela, mas a cada resultado positivo do time a esperança aumenta. Listamos cinco pontos que fazem a China Azul ilusionar o pentacampeonato brasileiro:
- Elenco qualificado
Quando o empresário Pedro Lourenço assumiu a SAF do Cruzeiro, a nova gestão de futebol reforçou o time com sete contratações: o goleiro Cássio, o zagueiro Jonathan Jesus, os volantes Matheus Henrique, Walace e Fabrizio Peralta e os atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz. Em poucos jogos, Cássio, Matheus Henrique e Lautaro Díaz convenceram a maior parte da torcida. Além disso, o Cruzeiro passou a ter boas opções no banco de reservas para todos os setores e quem entra tem mostrado trabalho.
- Encaixe do trabalho
Embora tenha sido criticado pela falta de experiência quando da sua contratação, no dia 9 de abril, o técnico Fernando Seabra mostrou muita qualidade no comando técnico do time celeste e hoje é reconhecido por quase toda a torcida. Seabra herdou um time sem identidade do treinador argentino Nicolás Larcamón e em pouco tempo conseguiu encaixá-lo, antes mesmo das chegadas dos reforços. Hoje, o Cruzeiro mostrou que tem capacidade de enfrentar qualquer adversário sem a inferioridade técnica e tática vista nos últimos anos.
- Calendário
Dos times que estão brigando na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro apenas Fortaleza e Cruzeiro não disputam a Copa do Brasil e a Copa Libertadores – Leão do Pici e Raposa estão na Sul-Americana. Todos os seis primeiros colocados têm compromissos pela Copa do Brasil no meio desta semana, enquanto Cruzeiro e Fortaleza descansarão os elencos e terão mais tempo para treinar. Isso pode ser um diferencial neste momento da Série A.
- Desempenho como mandante
O Cruzeiro tem o melhor aproveitamento como mandante neste Campeonato Brasileiro, com oito vitórias em oito jogos (100%). A torcida tem um papel fundamental nesse desempenho, acredita o técnico Seabra. “Acho que a nossa torcida no Mineirão tem sido o nosso 12º jogador, contribuído demais para a atmosfera, para o ambiente dos jogos, para que os nossos jogadores se sintam mais energizados ainda”, disse.
- Diferença pequena para o líder
O Cruzeiro está na quinta posição do Campeonato Brasileiro, com 35 pontos. A diferença para o líder, o Flamengo, com 40, é de cinco pontos. Assim como o Rubro-Negro, o time celeste tem uma partida a menos que a maioria dos times, já que o duelo contra o Internacional foi remarcado por causa da tragédia climática no Rio Grande do Sul.
(No Ataque)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)