Crianças serão atendidas por projeto de extensão com tarde de lazer e Papai Noel - Rede Gazeta de Comunicação
Crianças serão atendidas por projeto de extensão com tarde de lazer e Papai Noel

GIRLENO ALENCAR

Hoje, crianças de famílias atendidas pelo projeto de extensão “Responsabilidade Social, Promoção de Vida e Formação Cidadã – Juntando Forças”, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, em Montes Claros terão uma tarde com atividades a partir das 13h30, no ginásio do ICA, com muitas brincadeiras, pipoca, Papai Noel e presentes. Vão participar da tarde de lazer, alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei) de dez bairros de Montes Claros, sendo eles: Vila Atlântida, Antônio Narciso, Bela Vista, Vila Castelo Branco, Monte Sião1, Monte Sião 2, Residencial Minas Gerais, Village do Lago I, Village do Lago II e Recanto das Águas.

De acordo com a professora Anna Christina de Almeida, uma das coordenadoras do projeto, cerca de 300 crianças devem participar do evento. “Tudo foi feito a partir de doações. A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Todos os Santos e a UFMG organizaram tudo. Brinquedos, como cama elástica, serão montados para as crianças. Serão realizadas ainda brincadeiras, distribuição de doces e pipoca”, explicou o também coordenador do projeto, o professor Charles Martins Aguilar.

O Papai Noel também irá participar. Os presentes foram arrecadados a partir de cartinhas escritas pelos alunos dos Cemeis e que foram encaminhadas ao projeto Bom Samaritano. Famílias da paróquia apadrinharam as cartas e fizeram as doações. “A ideia principal é mostrar para estas crianças o espírito natalino, principalmente, o nascimento de Jesus, que é o mais importante. Lembrar a data com o presente para não passar em branco. Mas reforçar sempre que quem deve ganhar o presente é o próprio Cristo”, afirma o professor Charles Aguilar.

Ao longo da semana, ações foram realizadas nos bairros Cidade Industrial, Santo Amaro, Vila Oliveira II, Bela Paisagem, Vila São Francisco de Assis, Jardim Vitória II e Paineiras, que também compõem o projeto.

Criado em novembro de 2021, o projeto de extensão “Responsabilidade Social, Promoção de Vida e Formação Cidadã – Juntando Forças”, tem como objetivo realizar ações em colaboração com a Pastoral Social.

Um total de 1.400 famílias são cadastradas e atendidas pela pastoral em diferentes bairros: Todos os Santos, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Aurea, Bela Paisagem, Vila Atlântida, Bela Vista, Cidade Industrial, Jardim Vitória I, Jardim Vitória II. Na zona rural, esta paróquia atua nas comunidades Três Irmãos, Extrema e Canto do Engenho. Juntas, paróquia e UFMG realizam, ao longo do ano, ações como capacitação profissional, assistência de saúde e encaminhamento para o mercado para as famílias assistidas, além de atividades junto às crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil dos bairros que compõem a iniciativa.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: