Cresce o número de vendas de casas financiadas no Brasil - Rede Gazeta de Comunicação
Cresce o número de vendas de casas financiadas no Brasil

A conquista da casa própria é um sonho desejado por boa parcela da população, principalmente quem precisa morar de aluguel. No entanto, os valores dos imóveis são altos e, muitas vezes, é necessário recorrer a um financiamento, uma vez que não se possui recursos financeiros suficientes para adquirir um imóvel próprio.

Atualmente, os processos para conseguir um financiamento imobiliário estão cada vez mais simplificados e rápidos. Dependendo da situação vivenciada por quem deseja fazer a compra, é possível estar realizando a compra sem muita burocracia.

Conforme pesquisa da Abecip – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, no ano de 2021, os financiamentos de imóveis realizados aumentaram em 65%, sendo mais que o dobro comparado ao ano anterior. De acordo com o estudo feito pela associação, foram financiadas 866,3 mil unidades, chegando a R$ 205,4 bilhões.

Os especialistas apontam que a queda da taxa de juros e a liberação do FGTS facilitaram para que esse número crescesse. Porém, no mês de dezembro, houve uma desaceleração das compras de imóveis – tendo o pior resultado de vendas desde os primeiros meses de 2021. Essa queda se deve principalmente à alta de 9,25% da taxa básica de juros (Selic) atingida no final de ano passado. Nesse mesmo período, Abecip registrou cerca de R$ 16,7 bilhões em financiamentos imobiliários, um acréscimo de 16% em comparação a dezembro do ano anterior.

Já em 2022, nos primeiros três meses do ano, as vendas tiveram um aumento de 6,2%, com 36.982 imóveis comprados, superando as 26.280 unidades comercializadas no ano passado, segundo pesquisa feita com 18 empresas associadas à ABRAINC – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, que realizou o estudo juntamente com a FIBE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Em um levantamento feito recentemente pela Brain com a ABRAINC, 34% das pessoas entrevistadas possuem a intenção de adquirir um imóvel nos próximos 12 meses, segundo o presidente da associação. “As vendas e lançamentos mantiveram um bom comportamento no primeiro trimestre do ano e o mercado imobiliário segue como um dos protagonistas no processo de recuperação da economia brasileira”, explica.

A respeito das vendas imobiliárias, o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) registrou nos primeiros três meses, um crescimento de 109% na comercialização imobiliária, somando 9.553 unidades. Essa linha apresentou uma grande expansão de 35,6% com a chegada de 26.973 novas unidades no mercado.

Os estudos são semelhantes aos dados analisados nos últimos 12 meses, tendo o acréscimo de 20,1% no número de unidades compradas, mesmo período de 2021, sendo um total de 154.315 novos imóveis. (JOYCE ALMEIDA – Sob supervisão de Stênio Aguiar)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: