Cresce a compra de veículos usados no país - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Cresce a compra de veículos usados no país

A comercialização de veículos usados e seminovos em 2021, em Minas Gerais, aumentou 11,5% em relação a 2022, segundo o levantamento da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). No ano passado, os carros com até três anos de uso ficaram cerca de 17,22% mais caros, sendo que os automóveis de 2018 tiveram uma variação de 21,14%, segundo o Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil.

O adiamento da data de pagamento do IPVA em 2022 e congelamento das taxas do imposto, além da redução na demanda de veículos novos, foram os principais motivos que levaram a uma maior movimentação econômica por parte das concessionárias que são direcionadas a venda de automóveis seminovos e usados durante o ano passado; e foram consideradas importantes para manter a demanda aquecida, por isso as expectativas para 2022 são muito positivas.

Flávio Maia, diretor de Planejamento e Marketing da Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg) explica que o resultado alcançado no estado e no Brasil foi muito importante para o setor. “O real motivo do incremento é a falta de carro zero, que enfrenta problemas com o abastecimento de insumos, e o movimento das pessoas quererem um carro próprio, evitando o transporte por aplicativo e público”.

Também segundo a Fenauto, 15.106.724 unidades carros foram comercializados, trazendo 17,8% de maior resultado em comparação ao estudo feito sobre o ano de 2020. Esse cenário foi impactado principalmente pelo aumento dos juros e a tendência de novas altas levando as pessoas a escolherem aumentar o parcelamento dos financiamentos para manter a

O aumento dos juros e a tendência de novas altas impactam esse cenário, porém, os consumidores têm optado por aumentar o número de parcelas dos financiamentos e mantendo a compra dos veículos. (JOYCE ALMEIDA – Sob supervisão de Stênio Aguiar)