O Crediamigo, programa de microcrédito urbano orientado do Banco do Nordeste (BNB), alcançou 30, a marca de R$ 12 bilhões desembolsados em 2024. O desempenho considera todas as contratações feitas na área de atuação do Banco, que inclui estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.
O valor representa um aumento de 13% em relação a todas as contratações feitas em 2023, quando foram desembolsados R$ 10,6 bilhões. O número de operações também apresentou crescimento, passando de 3,5 milhões para 3,8 milhões. Foram quase 310 mil contratações a mais, equivalentes a 8% de aumento.
Segundo o presidente do BNB, Paulo Câmara, o desempenho do programa segue uma estratégia de crescimento sustentável. “Seguimos a orientação do presidente Lula de fazer o Banco crescer com inclusão social. Este ano, levamos o Crediamigo para cerca de 370 mil novos clientes. São empreendedores que nunca haviam feito operações e nós chegamos até eles e demos oportunidade de melhorar seu negócio”, afirma.
Expansão da rede
A estratégia de levar crédito para mais empreendedores inclui a expansão da rede de atendimento. A meta é ampliar a estrutura até o final de 2025, saltando das cerca de 500 unidades atuais para mil, entre lojas, containers e pontos de apoio.
Minas Gerais
Em Minas Gerais, o Crediamigo contratou R$ 680,6 milhões entre janeiro e dezembro de 2024. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento no volume de empréstimos supera a média do Banco do Nordeste e chega a 22,4%. Em número de operações, o aumento foi de 13%. A quantidade de contratos passou de 182,3 mil para 207,2 mil.
O superintendente estadual do BNB em Minas Gerais, Wesley Maciel, destaca que o Crediamigo conquistou mais de 23,4 mil novos clientes no estado em 2024. “Terminamos o ano com a sensação de dever cumprido. Estivemos ao lado dos pequenos empreendedores e contribuirmos para que muitos sonhos se tornassem realidade. Contem com o Banco do Nordeste em 2025”, declarou o gestor.
O Crediamigo inaugura nesta terça-feira, dia 7, sua 27ª unidade em Minas Gerais, em Nanuque, no Vale do Mucuri. O plano de expansão do programa prevê a abertura de outras oito lojas no estado.
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