Covid suspende reunião do MP com atingidos por mineradora - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Covid suspende reunião do MP com atingidos por mineradora

GIRLENO ALENCAR

O crescimento da quantidade de casos de Covid-19 na região de Grão Mogol, onde será implantado um projeto minerário levou o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior a suspender a reunião prevista para acontecer nesta quinta-feira (8). Ele anunciou que fará um sobrevoo no local onde deverá ser implantando o projeto. A reunião com os atingidos foi uma solicitação da deputada Leninha Souza, que é contra o projeto. A partir das 14 horas, o procurador-geral se reúne com os promotores de Justiça do Norte de Minas, em Montes Claros e às 15 horas conhece o projeto Norte de Minas sem Lixões, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Ambiental (Codanorte).

Sobre a visita, no dia 8 de julho, à região do empreendimento Bloco 8 da Sul Americana de Metais – SAM, a empresa acredita que se trata de diligência natural do órgão para ouvir a população no cumprimento de seu papel constitucional. O empreendimento informa que, também para cumprir com os valores da empresa de diálogo e transparência, celebrou com o MPMG, no dia 24 de maio, Termo de Compromisso. E ressalta, ainda, que aguarda do Estado de Minas Gerais a designação de audiência pública para mais uma vez cumprir essa importante etapa de esclarecimento de dúvidas e recolhimento de críticas ou sugestões acerca do projeto, oferecendo à população possibilidades concretas de participação na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável para a região Norte.

O projeto Bloco 8, de extração e beneficiamento de minério de ferro no Norte de Minas, vai proporcionar para a região, e também para pequenas e médias empresas de vários setores e de qualquer estado. “O projeto Bloco 8 vai contar com investimentos de 2,1 bilhões de dólares só da SAM e funcionará como uma grande plataforma de atração de novos negócios e serviços para a região Norte. Acreditamos que o empreendimento vai gerar muitas oportunidades para fornecedores e é sobre isso que vamos tratar”, afirma a diretora da empresa, Gizelle Andrade.