A Coteminas, criada e sediada em Montes Claros, passará a produzir as roupas da asiática Shein, em estratégia de nacionalização anunciada pela varejista e pelo Ministério da Fazenda. Na quinta-feira, o empresário Josué Gomes da Silva, presidente da Coteminas participou da reunião que os dirigentes da asiática tiveram com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quando alinharam as estratégias. Esta parceria ocorre num momento certo, pois a empresa montes-clarense vive uma das suas piores crises, com atraso de salários. A Coteminas divulgou um comunicado ao mercado, anunciando a parceria com a chinesa.
Segundo fato relevante assinado pelo diretor de relações com investidores da Coteminas, João Batista da Cunha Bonfim, o documento prevê o “estabelecimento de uma parceria” para que “2.000 de seus clientes confeccionistas passem a ser fornecedores da Shein” Esse fornecimento, de acordo com o comunicado, atenderá o mercado doméstico brasileiro e América Latina.
A Companhia de Tecidos Norte de Minas – Coteminas ou CTNM foi fundada em 1967. Sua primeira fábrica de fiação e tecidos, localizada em Montes Claros entrou em operação em 1975, e expandiu sua capacidade operacional, através da aquisição da unidade operacional de Natal, RN, na década de 80, e construção de novas fábricas em Campina Grande, PB, e aquisição de ativos operacionais da Artex, localizados em Blumenau, SC, e João Pessoa, PB, na década de 1990. A aquisição da marca Artex marcou a entrada da CTNM no segmento de consumo, que realizou, posteriormente, aquisição das marcas Arco-íris e Fantasia, na Argentina.
A Companhia de Tecidos Norte de Minas é uma companhia aberta e opera como holding de empresas têxteis no Brasil e no exterior.
Em 2004, a companhia adquiriu participação relevante na Companhia Tecidos Santanense, e desde aquela data a companhia incluiu esta controlada em seus balanços consolidados. A Companhia Tecidos Santanense é uma Sociedade aberta que tem por objetivo social a indústria têxtil; atividades afins; confecção e comercialização de produtos do vestuário, inclusive uniformes profissionais; acessórios e equipamentos de proteção individual – EPI, destinados à segurança do trabalho; a exportação e importação de produtos ligados à sua finalidade, podendo participar do capital de outras empresas e adquirir títulos negociáveis no mercado de capitais.
Em 2006, foi concluída a operação de associação dos ativos operacionais relacionados aos negócios de produtos para o lar da Sociedade (CTNM) e da Springs Industries Inc. com a constituição da Springs Global Participações S.A. (Springs Global), que controla a Coteminas S.A. e a Springs Global US, Inc., companhias fechadas operacionais, com sede no Brasil e nos Estados Unidos, respectivamente, e que passaram a concentrar as atividades industriais na área de artigos de cama e banho anteriormente desenvolvido pelas emissoras (CTNM) e pela Springs Industries. (GIRLENO ALENCAR)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)