Ainda em clima de muita tristeza, o corpo do ex-prefeito, Humberto Souto, foi velado, durante essa quarta-feira (5), no Salão Nobre da sede do Tribunal de Contas da União – e posteriormente sepultado ao lado do corpo da sua primeira esposa, em cemitério situado em Brasília-DF. Muitas autoridades compareceram à despedida, entre as quais, destacam-se, o atual prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, e o seu vice e amigo, Dr. Otávio Rocha; assim como o deputado estadual, Arlen Santiago.
Humberto Souto faleceu na manhã de terça-feira (4), aos 90 anos de idade, ele que foi deputado estadual e federal por Minas Gerais, além advogado, contador e fazendeiro. O político também foi vereador e prefeito, por dois mandatos seguidos, de sua querida cidade natal, Montes Claros.
Inclusive, Humberto estava nos últimos dias à frente da prefeitura, quando sofreu, em 22 de dezembro do ano passado, um acidente vascular cerebral (AVC). Foi internado na Santa Casa de Montes Claros, submeteu-se a procedimento cirúrgico. Permaneceu na UTI até ser transferido no dia 10 de janeiro para Brasília, onde faleceu.
Cronologia política – Após ingressar na política como vereador na Câmara Municipal de Montes Claros, Humberto Souto foi eleito suplente de deputado estadual para a 7ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (1971-1975), assumindo o mandato em janeiro de 1973.
Durante a passagem pela Assembleia de Minas, foi presidente da Comissão de Assuntos da Sudene e Estímulos Fiscais (1973), membro da Comissão de Agropecuária e Política Rural (1973-1974) e suplente da Comissão de Economia e Obras Públicas (1973).
Eleito deputado federal pela primeira vez em 1974, exerceu seis mandatos consecutivos. Em 1994, assumiu o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), chegando a ocupar a presidência do órgão. Elegeu-se prefeito de Montes Claros em 2016 e reelegeu-se quatro anos depois como o mais bem votado entre as cinco maiores cidades mineiras.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)