Os incêndios em vegetação estão entre as ocorrências mais atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Mais de 45% das ocorrências de incêndio em vegetação são em lotes vagos.
Em 2023 o CBMMG atendeu 17.127 ocorrências de incêndio em vegetação, sendo que 13.555 ocorreram entre abril a setembro, acima da média histórica. Nos meses de julho, agosto e setembro o CBMMG atendeu em média 103 incêndios por dia.
Incêndios em lotes vagos são de longe os mais atendidos pela corporação, estatística que levou o CBMMG a planejar uma grande campanha preventiva que acontece em todo o estado durante o mês de abril.
A Operação Alerta Verde surge em caráter de disseminação da cultura de prevenção, com o fim de conscientizar e mobilizar a população mineira a ser mais colaborativa em ações que podem reduzir e evitar os incêndios em lotes vazios.
Boa parte dos incêndios em lotes vagos podem perfeitamente ser evitados, mas é necessário um esforço e envolvimento maior por parte das comunidades, no sentido de apoiar a fiscalização e denunciar práticas irregulares.
Dentre os principais prejuízos que os incêndios em vegetação podem provocar, está o agravamento à saúde das pessoas, principalmente crianças e idosos, prejuízos materiais com o risco de atingir residências, à rede elétrica e ao meio ambiente.
É importante ressaltar e chamar a população para que se possa realizar a manutenção da vegetação, capina, sem o uso do fogo, além de dar a destinação correta dos resíduos, conforme código de conduta do município.
Com essa ação de sensibilização da população, o CBMMG busca diminuir a quantidade de possíveis focos no período mais crítico.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)