Corpo de Bombeiros está preocupado com incêndios em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Corpo de Bombeiros está preocupado com incêndios em Montes Claros

O Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Montes Claros estão se preparando para realizar ações de prevenção e combate a queimadas urbanas e incêndios florestais no município. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável conta com técnicos e servidores preparados e capacitados para contribuir com as ações de 2022, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos anos, amenizando assim os efeitos danosos de queimadas e incêndios, tanto acidentais quanto criminosos. Integrantes da Prefeitura participaram, nesta semana, de uma reunião na 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), no bairro Ibituruna, quando as estratégias foram definidas.

Também foi elaborado um plano de ações a ser executado neste período. O Município foi representado pela gerente de Educação Ambiental e Projetos Especiais, Juliane Costa Nere e pela coordenadora de fiscalização, Viviane Gonçalves dos Santos. O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, afirma que a Prefeitura não medirá esforços para contribuir com as ações, em sintonia com os bombeiros e demais parceiros. Frisa que a Secretaria também está criando uma Brigada Municipal para combater incêndios florestais e alerta a população quanto aos perigos trazidos pelo fogo, que vítima animais e prejudica o Meio Ambiente.

Desde o dia 25 de janeiro que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, anunciou a criação de uma Brigada Municipal de Combate a Incêndios Florestais, ainda este ano, para contribuir com o Corpo de Bombeiros (CB) e outros órgãos e entidades nas ações preventivas e combativas a queimadas em Montes Claros, principalmente nos períodos críticos de estiagem. A Brigada vai obedecer todas as normais legais e receberá aulas práticas e teóricas ministradas pelo Corpo de Bombeiros. Uma reunião entre o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Sóter Magno, o capitão Dilson e o sargento Thiago, ambos do Corpo de Bombeiros.

O objetivo foi definir as ações para a viabilização da Brigada. Ficou acertado que os brigadistas terão aulas sobre como prevenir e combater incêndios e, ainda, noções de primeiros socorros. Tanto o secretário Sóter Magno quanto o capitão Dilson estavam otimistas. “A Brigada Municipal deve ser formada por 20 membros e dará contribuição às atividades preventivas e de combate a queimadas”, afirmou o secretário, enquanto o capitão explicou que a Brigada será uma importante parceira do Corpo de Bombeiros, principalmente em períodos críticos.