JOYCE ALMEIDA
Quando o fim de ano se aproxima, é comum que as pessoas decorem suas casas com as mais diversas e criativas ornamentações de Natal. A tão tradicional árvore, os piscas-piscas, guirlandas e bolas, em maioria, verdes, douradas e vermelhas, dão uma aparência mais aconchegante e bonita às residências. No entanto, essa tradição dos brasileiros requer atenção e cuidado para evitar acidentes domésticos, principalmente com os enfeites que dependem de energia elétrica.
O tenente Souza Lima, do Corpo de Bombeiros Militar, explica como a população pode se preparar para as festividades sem correr perigos que ameacem a integridade das pessoas. “Normalmente, as pessoas costumam utilizar os mesmos adornos e luzes do ano anterior para o atual. Então, antes de utilizá-los, primeira coisa a se fazer é verificar as condições do material, se os fios não estão ressecados, desencapados e se as luzes não estão rachadas. Para quem pretende comprar decorativos novos, sempre devem ser procurados materiais homologados pelo Inmetro, que tenham sua embalagem especificando a potência e o selo do instituto”, orienta.
De acordo com o tenente, além da qualidade e procedência do itens, é importante também que antes de realizar a instalação dos enfeites natalinos, é necessário se certificar que não tenha nada molhado e em contato com outras luzes, evitando acidentes de gravidade maior. “É vital que as mãos e os pés não estejam molhados ao colocar os adornos, pois pode causar o risco de provocar um choque elétrico. Os enfeites de metal também não devem ter contato com outras luzes, e precisam ser desligados ao sair de casa, principalmente quando sair de casa, pois é muito comum ver as pessoas que viajam ou vão para festas, deixando os adornos ligados, e isso pode causar um superaquecimento gerando um curto-circuito”, aconselha.
Outra orientação passada pelo militar, são os cuidados com a chuva por conta das decorações feitas ao redor da casa. “Geralmente as pessoas também decoram a área externa, então muito cuidado com a chuva, pois esse período pode criar riscos de choque elétrico”, e continua: “reforçamos que a população tome muito cuidado com o uso adequado e a utilização de adornos de qualidade, e que ao sair de casa, desliguem os enfeites para evitar qualquer problemas”, alerta. Em caso de emergências, ligue 193. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)