Corpo de Bombeiro conclui Curso de Salvamento Tático - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Corpo de Bombeiro conclui Curso de Salvamento Tático

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por intermédio da Academia de Bombeiros Militar (ABM), encerrou em ato solene o Curso de Resgate Tático, que habilitou 30 discentes no atendimento pré-hospitalar em cenários de distúrbios civis e ambientes hostis.

O Curso de Resgate Tático qualificou os profissionais da segurança pública, bombeiros e policiais, para atuar em cenários de conflitos, através dos protocolos MARCH e Tactical Combat Casualty Care. Além das instituições mineiras, 8 militares de outros estados, como Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte, Brasília, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Piauí, fizeram parte do conjunto de alunos.

A capacitação teve duração de 160 horas e teve como finalidade padronizar os procedimentos para as ações realizadas pelas instituições antes, durante e após a ocorrência de distúrbios oriundos de manifestações populares. Tais eventos, podem afetar a segurança e a integridade tanto de seus participantes, como de agentes públicos, além de estabelecer procedimentos de segurança para atuação dos militares nestes tipos de ocorrência.

A solenidade contou com a presença do auditor setorial, coronel Robespierre de Oliveira Silva e também do coordenador do curso, capitão Alexandre Cardoso Barbosa, que destacou a importância do curso e da uniformização dos conhecimentos para atuar nas situações relacionadas ao tema no dia a dia.

Breve histórico

O primeiro treinamento em resgate tático do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais ocorreu em 2014 e, após a criação da referida resolução, foi formada a primeira turma de resgatistas táticos em 2016, ano em que foram empregados nas diversas operações advindas da Copa do Mundo, em Belo Horizonte.