Coronel Médica recebe prêmio em congresso mundial de medicina militar - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Coronel Médica recebe prêmio em congresso mundial de medicina militar

As Forças Armadas Brasileiras se destacaram no 44º Congresso Mundial de Medicina Militar (44th ICMM World Congress on Military Medicine), em Bruxelas, de 5 a 9 de setembro. A Coronel Médica Carla Maria Clausi recebeu o Prêmio William S. Bainbridge pela apresentação de dois pôsteres, considerados os melhores do Congresso. O evento, realizado pelo Comitê Internacional de Medicina Militar (ICMM, acrônimo em inglês) contou com a participação de mais de 100 países e cerca de 1000 participantes. Apenas dois participantes foram premiados.

Os trabalhos apresentados pela Coronel Carla foram os seguintes:

– “Return to Beloved Homeland Operation: The Rescue of Brazilian People Exposed to Coronavirus in Wuhan, China” (Operação Retorno à Pátria Amada: O Resgate de 34 Brasileiros Expostos ao Coronavírus em Wuhan, China); e

– Protecting Brazilian Indigenous from Covid-19 (Proteção a Indígenas Brasileiros contra a Covid-19).

Esses pôsteres abordaram os esforços empreendidos pelo Ministério da Defesa no combate à covid-19: o primeiro tratou do resgate dos 34 brasileiros que estavam em Wuhan, na China, quando a pandemia começou – Operação Retorno à Pátria Amada.

O segundo tratou das 16 missões indígenas para a proteção da população mais vulnerável, em áreas longínquas do território nacional, muitas vezes, acessíveis apenas por helicópteros – Missões Indígenas na Covid-19.

O reconhecimento mundial ao comprometimento das Forças Armadas Brasileiras com a saúde civil e militar teve como um dos destaques o emprego de 401 militares de saúde em operações que beneficiaram mais de 155.000 indígenas.

A delegação brasileira foi chefiada pela Brigadeiro Médica Ana Paola, da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (SEPESD) do Ministério da Defesa, e teve como integrantes o Gen R1 Pafiadache (que, à época das missões do MD, contra a covid-19, era o Secretário da SEPESD); a Coronel Médica Carla, da 11ª Região Militar; o Major Médico Luís Gustavo, da Diretoria de Saúde; o Major Veterinário Augusto, do Hospital Central do Exército; e a Primeiro-Tenente Médica Ana Salomone, do Hospital das Forças Armadas. Os membros da equipe apresentaram diversos trabalhos científicos, entre palestras e pôsteres.

Todo o evento contou com apenas dois prêmios, o recebido pela Coronel Carla e outro, dirigido ao melhor artigo publicado entre 2019 e 2022, também sobre o enfrentamento da covid-19, de autoria do belga Dr. Pirnay: Prêmio Jules Voncken.

O Congresso Mundial comemorou o centenário da criação do Comitê Internacional de Medicina Militar (International Committee on Military Medicine), que ocorreu em 1921, do qual o Brasil foi um dos membros fundadores. (Exército Brasileiro)