GIRLENO ALENCAR
O coronel César William Passos foi nomeado como comandante da 11ª região militar de Montes Claros e com jurisdição sobre 77 municípios. Ele substituirá o coronel Gildásio Rômulo Gonçalves, que a partir de abril vai para a reserva. A posse do nomeado deverá ser no mesmo mês. O coronel Rômulo tomou posse em 1º de fevereiro de 2021. Ele atuou em Montes Claros durante muitos anos e depois foi transferido para Pirapora, onde foi comandante do batalhão e depois Curvelo, onde foi comandante da 14ª Região Militar.
O coronel Romulo comemora a redução no número de crimes violentos no Norte de Minas. Montes claros tem um índice de 4,55 homicídios por 100 mil moradores, a menor taxa no grupo dos municípios entre 200 mil e 500 mil habitantes. Montes Claros, cidade com 414 mil habitantes, tem a menor taxa de homicídios e também o menor índice de crimes violentos entre as cidades mineiras com população entre 200 mil e 500 mil habitantes. Nos últimos 10 anos, o município teve uma queda de 82,6% na taxa de homicídios enquanto os crimes violentos diminuíram 70% no mesmo período.
Segundo a Polícia Militar (PM), ao longo do ano que passou houve o registro de 572 crimes violentos, número superior ao de 2021 (507). Por outro lado, o estudo aponta que numa década, os crimes violentos caíram 70,1%, sendo que foram 1.915 em 2012. Houve uma redução de 86,9% em relação ao ano de 2016, quando ocorreram 4.373 crimes violentos no município. Conforme a PM, no ano passado Montes Claros teve uma taxa de 137,7 crimes violentos por cada 100 mil habitantes, o menor índice entre as cidades mineiras com população na faixa de 200 mil a 500 mil moradores. A cidade-polo do Norte de Minas teve uma redução de 90% nos roubos nos últimos seis anos, de 4.112 ocorrências em 2016 para 414 registros em 2022. Há seis anos, a média de roubos na cidade era de 11 ocorrências por dia, o que caiu para 1,1 roubo por dia em 2022.
O coronel Gildásio Rômulo Gonçalves atribui à redução dos homicídios, roubos e de outros delitos em Montes Claros e na Região Norte de Minas ao “trabalho integrado das instituições do sistema de justiça criminal e ao aprimoramento das ferramentas de gestão de prevenção e repressão criminal”. O comandante da 11ª Região da Polícia Militar (que abrange 77 municípios do Norte de Minas) salienta que a corporação investe na melhoria das ferramentas de gestão, o que envolve “a criação de indicadores de desempenho com metas a todas as frações da PM”.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)