Coração de Jesus celebra chegada das chuvas com o plantio de 500 mudas no Parque Municipal - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Coração de Jesus celebra chegada das chuvas com o plantio de 500 mudas no Parque Municipal

Com a chegada do período chuvoso, Coração de Jesus avança na recuperação de suas áreas verdes. Hoje, a Administração Municipal, através do Programa Coração Sustentável, realizou o plantio de mais 500 mudas no recém-criado Parque Natural Municipal Ubirajara Alves de Macedo, marcando uma nova fase no projeto contínuo de ampliação e revitalização das áreas verdes do município.

O projeto teve início em setembro de 2023, com a inauguração do Viveiro Municipal de Mudas, uma ação estratégica que já produziu mais de 30.000 mudas nativas e frutíferas em seu primeiro ano de funcionamento. O viveiro tem como missão principal abastecer as ações de arborização e revitalização em todo município, atendendo à crescente demanda por reflorestamento e preservação de espaços verdes.

Além do viveiro, o Circuito Ambiental, outra iniciativa do Programa Coração Sustentável, promove ações de educação ambiental e plantio de mudas nos distritos rurais, levando a mensagem de conservação e sustentabilidade para as comunidades mais afastadas.

Agora, aproveitando o período ideal para o plantio, a cidade iniciou a etapa de revitalização do parque, com o objetivo de fortalecer a biodiversidade local e transformar o espaço em um verdadeiro pulmão verde. O plantio das 500 mudas marca o início de uma série de ações para restaurar a vegetação nativa e promover o equilíbrio ambiental. “Este plantio reforça nossa estratégia de recuperação ambiental e mostra como estamos engajados em ações de longo prazo para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou Noé Pereira, secretário de Meio Ambiente de Coração de Jesus.

Em junho de 2024, o município deu um grande passo ao oficializar o Parque Natural Municipal Ubirajara Alves de Macedo, que com seus 125 mil metros quadrados se tornou um dos maiores parques urbanos do norte de Minas Gerais. O parque abriga duas lagoas – Lagoa do Balneário e Lagoa do Diamante – e uma nascente que desempenha um papel essencial na recarga hídrica dos rios subterrâneos da região. “O parque representa um marco para o município e para a conservação de nossos recursos hídricos. Com o plantio das mudas, reforçamos o compromisso de criar um espaço verde de convivência e preservação”, destacou Robson Dias, prefeito municipal.

Pedro Bicalho, engenheiro ambiental coordenador do projeto também celebrou a ação: “A criação e manutenção de áreas verdes são fundamentais para garantir não apenas a preservação ambiental, mas também para oferecer mais qualidade de vida aos nossos cidadãos. O Parque Ubirajara Alves de Macedo é um marco nessa jornada por um futuro mais sustentável.”

Com ações inovadoras como essa, Coração de Jesus reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, criando um legado para as gerações futuras.