Copasa lança campanha para expandir benefícios da tarifa social a 1,5 milhão de famílias de baixa renda - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Copasa lança campanha para expandir benefícios da tarifa social a 1,5 milhão de famílias de baixa renda

GABRIELLE SANTOS

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está intensificando seus esforços para expandir a tarifa social, beneficiando até 1,5 milhão de famílias em todo o estado. Atualmente, 789,4 mil famílias estão cadastradas no programa, que oferece descontos de até 50% nas faturas de água e esgoto para famílias de baixa renda. A meta é dobrar esse número, abrangendo os 637 municípios onde a empresa opera.

Em 2024, 114,3 mil novos beneficiários foram incluídos no programa. No entanto, aproximadamente 288 mil famílias correm o risco de perder o benefício por não atualizarem o Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A atualização deve ser feita até 25 de junho. Especificamente, nas regiões Norte e Noroeste de Minas, 41.702 famílias estão nessa situação.

Para mitigar esse problema, a Copasa lançou uma campanha informativa, destacando a importância da atualização cadastral. A tarifa social é destinada a famílias cadastradas no CadÚnico, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, que residam em imóveis residenciais. Esta iniciativa faz parte dos esforços de responsabilidade social da Copasa, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 6, que visa garantir água potável e saneamento para todos.

Para solicitar o benefício, os interessados devem se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de seu município para atualizar ou se inscrever no CadÚnico e obter a “Folha Resumo”. Com este documento, junto ao CPF, comprovante de endereço e a conta de água atual, o cliente deve contatar a Copasa pelos canais de atendimento, como WhatsApp e WebChat no site www.copasa.com.br. Após a análise da documentação, o desconto será aplicado na próxima fatura.

A campanha da Copasa inclui o envio de SMS alertando os clientes sobre a necessidade de atualização cadastral, além de comunicados nas faturas, mala-direta e anúncios em rádios locais. A empresa também firmou parcerias com as secretarias sociais municipais e agentes de saúde para disseminar informações sobre a tarifa social e orientar os beneficiários.

Os interessados podem se inscrever na tarifa social nas agências de atendimento da Copasa, incluindo agências móveis que atendem de forma itinerante. Esta iniciativa está em conformidade com a Resolução Normativa n° 150 da Agência Reguladora de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), que estipula que o desconto é calculado com base no consumo, sendo maior para consumos até 20 m³ mensais.

Com essas ações, a Copasa reforça seu compromisso em promover a inclusão social e o acesso a serviços essenciais para as famílias de baixa renda em Minas Gerais.