Companhia utiliza do Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI) para fomentar colaboração com startups e empresas inovadoras
Estão abertas, até o dia 30 de agosto, as inscrições para o Copasa HUB, iniciativa que busca soluções disruptivas na área de saneamento por meio de parcerias com startups e demais empresas inovadoras. Esta é a primeira vez que a Companhia utiliza o chamado Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), modalidade especial de licitação viabilizada pela Lei Complementar 182 de 2021, que instituiu o novo marco legal das startups e do empreendedorismo inovador.
A participação é aberta a qualquer pessoa jurídica de direito privado, brasileira ou estrangeira, isoladamente ou em consórcio. Por meio desta modalidade especial de licitação, a Copasa testará soluções ofertadas pelo mercado aderentes aos desafios da empresa que tratam de temas como tratamento de esgotos em pequenas localidades e melhorias dos processos de fiscalização de obras. A vigência do Contrato para teste de soluções é de até 12 meses, prorrogável por igual período.
O Contrato Público de Solução Inovadora impulsiona a colaboração entre o setor público e o mercado, proporcionando um ambiente propício para a criação conjunta de soluções. “Os formatos tradicionais de licitação se pautam pela especificação técnica do objeto de forma muito clara, quando se sabe exatamente qual o produto/serviço que queremos receber. O CPSI proporciona uma contratação disruptiva, delimitando a indicação do problema a ser resolvido e os resultados esperados, incluídos os desafios tecnológicos a serem superados. Cabe, portanto, aos licitantes propor diferentes meios para a resolução do problema”, explica a gerente da Unidade de Serviço de Desenvolvimento Tecnológico, Karoline Tenório.
Para a administração pública, o CPSI possibilita a aquisição de soluções tecnológicas inovadoras para problemas complexos, contribuindo para a melhora na prestação de serviços. Com essa estratégia, a Copasa visa atingir seu compromisso com a universalização do saneamento, a preservação do meio ambiente e a satisfação do cliente. Karoline Tenório acrescenta outra vantagem dessa modalidade especial de licitação: “as possibilidades ofertadas pelo mercado podem não ser óbvias e capazes de surpreender e superar nossas expectativas”.
Já as empresas, além de contarem com a disponibilização de recursos, têm a oportunidade de testar as inovações desenvolvidas. “Para as empresas com soluções selecionadas, é uma oportunidade de aplicação do produto/serviço em ambiente operacional real com viabilidade de aplicação posterior para outras empresas do mesmo setor ou outros mercados, valendo-se de um case de sucesso junto à Copasa”, explica Karoline Tenório.
Como vai funcionar
Por meio do Copasa HUB, a Companhia vai selecionar as propostas com maior potencial de solução para superação dos desafios da empresa estabelecidos no edital. Os critérios para julgamento consideram o grau de desenvolvimento da solução proposta; o potencial de resolução do problema pela solução proposta; a viabilidade econômica da proposta, considerados os recursos financeiros disponíveis para a celebração dos contratos; e a capacidade técnica da equipe.
As empresas selecionadas assinam o Contrato Público para Solução Inovadora, com vigência de 12 meses, prorrogável por igual período, para teste e validação dessas soluções em ambiente real. Após esse período de avaliação, se a solução proposta for considerada viável e adequada às necessidades da empresa, o contrato de fornecimento poderá ser assinado sem necessidade de novo procedimento licitatório.
Desafios
Os interessados poderão enviar propostas para um ou mais desafios, desde que apresentem uma proposta específica para cada um deles.
Os desafios propostos para as empresas foram definidos a partir de um mapeamento feito junto às áreas técnicas da Companhia. São eles: 1) melhoria da experiência do cliente no pagamento das faturas; 2) melhoria dos processos de fiscalização de obras; 3) monitoramento e logística direta e reversa de hidrômetros; 4) tratamento de esgoto em pequenas localidades; e 5) processos de calibração dos medidores de vazão.
Para cada um desses desafios, foi disponibilizado um briefing no site do Copasa HUB com o objetivo de nortear a formulação das propostas. Além disso, a Companhia realizou, ao longo do mês de julho, imersões sobre cada um dos desafios, com a participação de especialistas nos temas, para tirar dúvidas da comunidade empreendedora sobre as necessidades da Copasa. As gravações estão disponíveis no site https://hub.copasa.com.br/.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)