GIRLENO ALENCAR
A Coordenadoria Municipal dos Deficientes de Montes Claros denunciou, no último sábado (5), a falta de acessibilidade nas pontes do Complexo João XXIII, impedindo que os usuários de cadeiras de roda passem pelo local. O coordenador Marcos Antônio Ferreira apresentou o problema ao prefeito, Humberto Souto, que de imediato anunciou que colocará as rampas nas três pontes. O procurador geral do município, Otávio Batista Rocha Machado reforçou que será cumprida a lei que determina a acessibilidade. O coordenador Marcos Antônio não esconde a sua surpresa, pois em janeiro deste ano o Conselho Municipal dos Deficientes se reuniu com o vice-prefeito Guilherme Guimarães, pedindo para assegurar nas pontes as rampas.
O prefeito Humberto Souto, na mensagem, questiona se foi construída passarela na lateral das pontes. Foi informado que foi construída, mas sem a rampa. Marcos Antônio explica que é fácil resolver o assunto, pois basta retirar o meio-fio e colocar a rampa. O coordenador entende que a culpa é pela falta de conscientização dos engenheiros, que desconhecem a realidade da comunidade deficiente. Ele lembra que todas as avenidas construídas em Montes Claros nos últimos anos não tem acessibilidade com as rampas. Ontem (6) ele foi verificar se nas pontes da João XXIII tem o piso tátil, que orienta os deficientes visuais.
A Prefeitura de Montes Claros anunciou que continua executando as obras do Complexo Viário João XXlll. Na manhã da última sexta-feira (4) foi realizada a concretagem de um dos muros de contenção. Serão construídos, no total, quatro muros. Enquanto uma equipe realizava o serviço de concretagem, outra finalizava a instalação da ferragem armada de outro muro. A empreiteira já executou a colocação de vigas metálicas com 25 metros de comprimento e concluiu a instalação das chapas de aço galvanizado perfiladas, também conhecidas como steel deck.
A vantagem do steel deck é que ele racionaliza as etapas da obra e reduz os prazos de execução, eliminando parcial ou totalmente a utilização de escoras durante a concretagem, possibilitando a realização simultânea de diversas etapas da construção, em diferentes pavimentos. A criação do Complexo Viário João XXIII vai dar mais agilidade ao trânsito na confluência das avenidas João XXlll e Sanitária.
Ontem de manhã o vice-prefeito Guilherme Guimarães explicou que a obra ainda não terminou. Ao final, será definido onde serão as travessias. As rampas de acessibilidade serão executadas onde terá segurança para a travessia do pedestre. Ao final, as rampas estarão lá. O Prefeito determinou a recuperação da calçada entre as pontes, naqueles locais que foram instaladas as grades e ficou faltando calçada. A Secretaria de Serviços Urbanos, quando a empresa concluir as pontes, fará o serviço.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)