"CONVIVÊNCIAS ITINERANTES" | Projeto promove bem-estar e inclusão para a terceira idade no HU - Rede Gazeta de Comunicação
“CONVIVÊNCIAS ITINERANTES” | Projeto promove bem-estar e inclusão para a terceira idade no HU

O Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso (CRASI) do Hospital Universitário Clemente de Faria Centro (HU Unimontes), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Montes Claros, lançou um Projeto inovador “Convivências Itinerantes”. O projeto foi idealizado com o objetivo de fortalecer os grupos de idosos da região e visa ampliar o alcance das atividades promovidas nos territórios de abrangência dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

Em uma iniciativa que busca além do fortalecimento dos laços comunitários, o projeto prevê parcerias estratégicas com instituições que acolhem idosos, enriquecendo as atividades propostas. Com a orientação de metodologias específicas, como música, dança e outras formas de arte, o foco está em favorecer a saúde emocional e mental dos participantes, incentivando sua participação ativa no processo.

O Gerente Administrativo do CRASI, Ely Carlos Pereira de Jesus salienta que o projeto tem como objetivo proporcionar uma atmosfera de leveza e acolhimento por meio da música, visando confortar o coração dos idosos enquanto aguardam atendimento. Essa parceria tem sido bem-sucedida e demonstrado resultados positivos, pois os idosos têm permanecido na sala de espera de forma mais tranquila, enquanto são abordados tanto psicologicamente quanto por meio da música ou terapia.

A coordenadora do Projeto Debora Ribeiro Silva Carvalho ressalta: “Acreditamos na potência dos idosos, que não se perde com o processo natural de envelhecimento do corpo. Nossa missão é amplificar a autonomia que cada idoso traz consigo, reconhecendo que a alma é sempre jovem e que, independentemente das circunstâncias, sempre têm muito a oferecer”.

Com o lançamento do projeto “Convivências Itinerantes”, a Prefeitura de Montes Claros reforça seu compromisso com a inclusão social e o reconhecimento da importância dos idosos na comunidade. A iniciativa representa mais um passo em direção a uma cidade cada vez mais acolhedora e inclusiva para todas as gerações.

Newton Juneo Lopes Pereira, psicólogo do projeto, destaca a importância da abordagem multidisciplinar: “Ao associar diferentes formas de expressão artística às discussões sobre saúde emocional e mental, buscamos não apenas promover o bem-estar dos idosos, mas também estimular um ambiente de aprendizado e troca de experiências”.

CRASI

O Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso “Eny Faria de Oliveira” (CRASI), vinculado ao HU Unimontes, um hospital-escola da Universidade Estadual de Montes Claros e tem o CRASI como centro especializado no atendimento multidimensional ao idoso frágil nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Enfermagem.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3224 8035.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: