Construindo caminhos para o diagnóstico precoce do câncer de próstata - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Construindo caminhos para o diagnóstico precoce do câncer de próstata

Em um esforço conjunto para combater o câncer de próstata, a Santa Casa Montes Claros, em parceria com as clínicas Radialis e Oncocenter, realizou uma manhã de conscientização no sábado (11) de novembro. Na oportunidade, foram entregues os resultados dos exames de PSA gratuitos que o hospital ofertou durante o mês de outubro para homens com 50 anos ou mais.

O superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, afirmou durante o evento que a ação é “um compromisso com a saúde masculina, pois reforça que a prevenção é a chave para uma vida mais saudável. Através dessa iniciativa, a Santa Casa demonstra que está comprometida em tornar ainda mais acessível o bem-estar de todos”, afirmou.

A parceria entre a Santa Casa Montes Claros, as clínicas Radialis e Oncocenter reflete o compromisso dessas instituições com a saúde masculina. O acesso gratuito a exames de PSA é uma maneira tangível de construir caminhos para um diagnóstico precoce, permitindo tratamentos mais eficazes e aumentando as chances de recuperação.

A médica radio-oncologista Lucianne Maia, explicou que o exame de PSA é um biomarcador crucial na detecção precoce do câncer de próstata. “O exame proporciona uma oportunidade valiosa para intervenções médicas antes que a doença atinja estágios mais avançados”, disse.

Além da entrega dos resultados, dezenas de pessoas foram beneficiadas com orientações diretas dos médicos oncologistas e urologistas. “Esse envolvimento não apenas fornece esclarecimentos sobre os resultados dos exames, mas também destaca a importância da prevenção e da vigilância contínua da saúde”, ressaltou a médica oncologista Juliana Arruda.

Os participantes também tiveram a oportunidade de realizar exames de aferição de pressão arterial e glicemia, reforçando a abordagem holística da saúde. “Essa medida amplia a conscientização sobre a importância de um estilo de vida saudável e do controle de fatores de risco relacionados ao câncer e outras condições de saúde”, acrescentou a médica oncologista Romana Barbosa.

Já para o médico urologista Sérgio Rametta, a iniciativa foi além da oferta de exames. “Foi um chamado à ação para a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Novembro Azul não é apenas um mês de conscientização, mas uma oportunidade de construir uma cultura de cuidado com a saúde masculina durante todo o ano”, ressaltou. (ANA PAULA PAIXÃO – Colaboradora)

%d blogueiros gostam disto: