O curso Participa +: Formação para o Controle Social no SUS, realizado em Montes Claros, teve a participação de aproximadamente 40 conselheiros de diversas cidades do Norte de Minas, e contou com a presença dos conselheiros: Flávio Natalício, Arthur Nascimento, Edeilson Brito e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Reginaldo Miranda, que representaram o município de Pirapora.
O objetivo é qualificar a atuação de conselheiros (as) de saúde e lideranças dos movimentos sociais através da formação, do fortalecimento institucional e da produção de conhecimento.
Seguindo as diretrizes da Política Nacional de Formação Permanente para o Controle Social no SUS do CNS, as oficinas do Participa+ abordaram temas como: conceitos de saúde, história da política pública de saúde no Brasil, O SUS seus princípios, diretrizes e grandes desafios, modelos de atenção de saúde, financiamento e orçamento do SUS, controle social e democracia entre outros, sempre a partir dos territórios e de metodologias participativas e dialógicas.
O programa de formação é desenvolvido pelo Conselho Nacional de Saúde e Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Organização Mundial de Saúde (OMS), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde (MS), e Conselhos Estaduais de Saúde-MG). No Estado de Minas Gerais acontecerão 6 Oficinas de Formação para conselheiros e conselheiras de saúde e lideranças de movimentos sociais. (Kelly Cristina)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)