Conheça os aspectos que determinam a identidade empresarial - Rede Gazeta de Comunicação
Conheça os aspectos que determinam a identidade empresarial

VALDEZ MONTERAZO

Associado sênior na Sociedade Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva

Você já sentiu admiração ou repulsa por uma determinada empresa? Com certeza sim! A maioria das pessoas admiram e odeiam determinadas marcas ou organizações.

Lembro-me de quando comprei meu primeiro tablet, foi uma experiência de compra que me marcou positivamente. Para além do produto, os bastidores da organização me cativaram, sua cultura de inovação, a experiência de abrir a embalagem e o encantamento com a missão da empresa. Isso acontece, pois negócios funcionam praticamente como organismos vivos, possuem, ou deveriam possuir, uma identidade própria.

A identidade organizacional, ou como chamam alguns gurus de negócios, ideologia, mais do que tudo, promove a direção da organização. Mas antes de explicar os principais elementos que compõem a identidade, vou mostrar o que falam os maiores especialistas sobre o assunto.

Dois grandes gurus abordam isso de maneira intensa. Eles são o Henry Mintzberg e o Tom Petters, ambos renomados no mundo dos negócios. Tom Petters lançou, na década de 80, o modelo 7S, onde pra primeira vez considerou aspectos intangíveis como essenciais ao avaliar uma empresa. Esses aspectos envolvem: pessoas, habilidades, estilo de gestão e no centro de tudo isso, Valores. Valores, como você pode imaginar, fazem parte do que chamamos de identidade organizacional.

Já o Henry Mintzberg ficou famoso por avaliar os papéis dos recursos humanos de uma empresa. Alguns dos elementos que ele identificou foram: ápice estratégico (diretoria), linha do meio (gerência), núcleo operacional (execução), tecnoestrutura (informações), funcionários de suporte.

Em adição aos elementos acima, o mais interessante é que envolvendo todo o modelo está o que chamamos de Ideologia, ou Identidade Empresarial.

Seria por acaso que grandes gurus colocaram praticamente o mesmo tema em posições de tanto destaque em suas teorias? Eu acredito que não, na verdade, a ideologia tem um papel crucial na perpetuidade de organizações.

Indo direto ao assunto, fica a pergunta: quais são os elementos da identidade organizacional, ou ideologia? Basicamente, a identidade da empresa envolve três aspectos:

Missão:

É a razão de existência da empresa, em outras palavras, para que foi criada? Que valor gera ao mundo externo?

Visão:

É o ponto de chegada, o farol, a visão de futuro da empresa. Onde quer chegar? O que quer se tornar?

Valores:

O que é realmente importante na empresa? Quais são os princípios norteadores?

Quando esses elementos estão difundidos na empresa, incluindo as pessoas que fazem parte dela, se observam os seguintes benefícios:

* Colaboradores engajados

* Clientes conectados e leais

* Senso de propósito em toda empresa

 E a sua organização? Já tem ideologia própria?

 Vários donos de pequenas e médias empresas pensam que esses elementos só se aplicam a grandes organizações. Eles não podiam estar mais errados! Em pequenos negócios, os elementos da identidade empresarial são o reflexo direto da identidade do dono.

Falando de outra forma, a Missão, Visão e Valores da empresa podem refletir os elementos do empresário por trás da empresa. Neste sentido e pensando na sobrevivência de organizações, mais do que nunca é crucial criar e desenvolver uma identidade e cultura própria.

Ao se conectar com os fatores intangíveis de uma determinada organização, clientes se envolvem de maneira muito mais intensa, promovendo o desejo de compra. Colaboradores se conectam com a missão, promovendo engajamento e lealdade.

Por isso, reflita novamente. Qual a identidade da sua empresa?

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: