GIRLENO ALENCAR
O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), solicitou ao ministro da Cidadania, João Roma e à secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia Barbosa, a imunização dos trabalhadores do SUAS. O presidente do Congemas Elias Oliveira solicitou apoio ao Ministério da Cidadania para vacinação dos mais de 300 mil profissionais da Assistência Social, que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia atuando nos serviços essenciais, para a proteção das vidas e garantia das seguranças, principalmente, de renda, de sobrevivência e de acolhida. Em resposta, o ministro João Roma informou ter encaminhado ofício ao ministro da Saúde com pedido de inclusão da categoria no Plano Nacional de Imunização, pois concorda com a priorização e acredita que a medida será um indutor para a tomada de decisões dos estados e municípios.
No final de abril foi criado em Montes Claros o Movimento Vacinação para o SUAS, com foco de imunizar os mais de 500 trabalhadores dos equipamentos públicos como CRAS, CREAS, Centro Pop e vários outros, com o argumento de que esses profissionais estão atendendo as pessoas em vulnerabilidade social que buscam o Bolsa Família, auxílio emergencial, cestas básicas e vários outros serviços.
O ministro João Roma disse ainda, que o Congemas “pode contar com seu empenho pessoal para conseguir a imunização, para além do ofício que já fora enviado”, afirmou o ministro. Na reunião com a secretária Maria Yvelônia, a mesma informou que está em trato direto com João Roma e com o ministro da Saúde, integrando hoje, participação em câmara de discussão com o setor de imunização do Ministério da Saúde, a fim de verificar as possibilidades para dar encaminhamento do processo de vacinação dos trabalhadores do SUAS.
Elias Oliveira e a diretora, também presidente do Congemas São Paulo, Magali Basile, participaram na quinta (22) e sexta-feira (23), de duas agendas estratégicas, com mais de uma hora de duração, com o ministro da Cidadania, João Roma, e com a secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia Barbosa, respectivamente, onde foram apresentadas demandas significativas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A reunião com o ministro da Cidadania era um pedido recorrente do Congemas, e foi articulada por intermédio do Congemas São Paulo com o deputado federal Vinícius Carvalho, que organizou o encontro. Na ocasião, o deputado fez a apresentação da representação do Congemas ao novo ministro.
Segundo o presidente Elias, a conversa foi positiva e foi primeiro passo para abertura do diálogo entre as instituições, pois o ministro foi bastante receptivo e escutou com atenção tudo que foi colocado em defesa do SUAS, garantindo a fala do Congemas em todos os momentos. Elias destacou as pautas prioritárias que precisam de atenção e explicou como a situação de emergência e calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19 tem exigido, nas três esferas de governo, ações urgentes e planejadas, para mitigar os efeitos da grave crise, em atenção às demandas sociais da população brasileira.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)