CONECTADOS | Sindicatos Rurais do Norte de Minas recebem kits digitais - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

CONECTADOS | Sindicatos Rurais do Norte de Minas recebem kits digitais

A chegada de kits digitais aos sindicatos rurais do Norte de Minas, dentro do projeto “Conexão SPR’s”, do Sistema Faemg Senar, vem cercado de boas perspectivas aos produtores rurais. Ao todo, 18 sindicatos de produtores rurais da região receberão o kit neste restante de ano, contendo notebooks, webcams e Smart TVs.

O objetivo da ação é contribuir para a modernização do atendimento aos sindicatos em todo o estado, onde cada entidade irá criar a sua Sala do Produtor, espaço que visa facilitar o acesso à informação, promover a educação a distância, videoconferências, reuniões com técnicos e consultores, além de fortalecer a conexão entre os produtores rurais.

Em Buenópolis, o novo material de trabalho já entrou no planejamento de ações para as próximas semanas. A proposta é aproveitar o implemento tecnológico para aproximar a região de debates, decisões e aprimoramento técnico em diversas cadeias produtivas. “Se a gente quiser fazer uma videoconferência com algum palestrante, por exemplo, podemos convidar os produtores rurais para o sindicato e, assim, atender melhor os associados. Isso vai incrementar ainda mais a nossa proposta de valorizar o produtor rural”, pontua Luiz Carlos Finelli, presidente do SPR Buenópolis.

Em Buritizeiro o sindicato já está com o projeto da Sala do Produtor em andamento. A expectativa é deixar o sindicato ainda mais completo, com toda a estrutura necessária para atender as demandas locais.

“Este investimento nos sindicatos traz melhor interação entre produtores, Sistema Faemg Senar, consultores e todo o setor produtivo. Isso é motivo de orgulho, saber que a Faemg tem se preocupado com os produtores. Para acompanhar essas mudanças, aqui no sindicato implementamos algumas melhorias. Estamos adaptando salas, colocando ar-condicionado, painel para televisores, além da placa de identificação do SPR”, afirma o presidente do SPR, Audi Braga.

Programa AGSPR

Boa parte dos sindicatos do Norte de Minas que já receberam o kit digital também estão com a Assistência Gerencial aos Sindicatos de Produtores Rurais (AGSPR) em andamento. A iniciativa pioneira do Sistema Faemg Senar, tem contribuído para fortalecer a gestão e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos produtores rurais.

“Com este novo programa e treinamento que estamos inseridos, queremos expandir nossos serviços aos nossos associados e aumentar nossa base de atuação, melhorando a sede física, atendendo mais e melhor os produtores”, comenta Alexandre de Aguiar Rocha, presidente do SRP de Montes Claros, entidade que está na sua quinta visita dentro do AGSPR.

O programa, lançado neste ano, oferece um diagnóstico completo da situação de cada sindicato, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e elaborar um plano de ação personalizado. Por meio de ferramentas de gestão e indicadores de desempenho, os sindicatos podem otimizar seus processos, aumentar a eficiência e atender às necessidades específicas dos seus associados.

Com a união dos novos conhecimentos gerenciais, reestruturação da atuação sindical e a chegada dos implementos tecnológicos, as entidades cooperadas visualizam ainda maior crescimento e representatividade regional. Em 2024, foram nove sindicatos atendidos no Norte de Minas; ao menos outros 11 receberão o programa AGSPR em 2025.

“O SPR de Bocaiuva já participou de alguns programas de qualidade do Sistema Faemg Senar, que sempre trazem maior amplitude para a parte de administração e melhoria na qualidade dos serviços prestados ao produtor. Estes equipamentos tecnológicos vieram a complementar, já que o produtor poderá chegar aqui na sua casa e ter uma sala disponível para buscar novos conhecimentos”, destaca a secretária executiva e ADR do Sindicato de Bocaiuva, Maria de Fátima Souto.