Condecon e Procon estadual averíguam preços de combustíveis em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Condecon e Procon estadual averíguam preços de combustíveis em Montes Claros

GIRLENO ALENCAR

O Conselho de Defesa do Consumidor de Montes Claros e o Procon estadual estão averiguando os preços de combustíveis cobrados em postos da área central da cidade. O promotor Felipe Caíres, curador do Consumidor no Ministério Público explica que “está sendo apurado se a elevação e sobretudo a coincidência de preços durante o Carnaval, época de maior demanda, nos postos da região central e adjacências de Montes Claros, foi resultado da concorrência (que nivelaria preços por baixo) ou não (por exemplo, eventual combinação ou oligopólio, que nivelariam os preços por cima), o preço é de R$ 5,57 para R$ 5,77 na gasolina. O promotor salienta que não há qualquer conclusão, apenas apuração.

No dia 15, o Conselho de Defesa do Consumidor se reuniu na sede do MPMG, de Montes Claros, para marcar o ‘Dia Internacional do Consumidor’, quando discutiu temas regionais como o da construção da sede da Regional do Procon estadual do MP com multa aplicada a Copasa. O  Procon Regional em parceria com o Cimams: onde mais de 50 municípios atendidos, tratativas para expansão em Buenópolis, em Montalvânia/Manga e em Espinosa.
Foi discutido ainda sobre as fiscalizações em supermercados (validade de produtos, diferença de preço gôndola/caixa, precificação etc), em bares/restaurantes (informação sobre a facultatividade dos 10%, cardápio digital sem excluir consumidores ou dificultar acesso à informação), os desafios locais discutidos foram transporte coletivo com mais qualidade (perspectiva de tarifa menor com mais ônibus novos), rodoviária mais segura e acessível; atendimento mais ágil no Procon municipal (mais computadores, mais estagiários); levar a educação para o consumo às escolas (aspectos financeiros, ambientais, conscientizadores) e acompanhamento do preço dos combustíveis para evitar lucro abusivo e combinação de preços.