Como fazer sua PME vender mais na Black Friday 2024 - Rede Gazeta de Comunicação

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Como fazer sua PME vender mais na Black Friday 2024

Especialista em marketing digital, o executivo Marcus Calixto, CEO da Beelieve Group, mostra os pontos importantes que os pequenos negócios não podem esquecer

Há pouco menos de dois meses para a Black Friday, PMEs precisam começar a preparar as suas estratégias de vendas para um dos períodos mais lucrativos do ano, que podem representar uma prévia do Natal. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCComm), o faturamento da Black Friday deste ano deve chegar aos R$ 205,11 bilhões, índice, cerca de 10% superior em relação ao ano passado. O número é considerado um dos melhores da história. A perspectiva é de que esse número cresça ainda mais, visto que dentro do semestre já passaram algumas datas comemorativas importantes, como o dia dos pais e virão outras como o Dia das Crianças, a Black Friday e também as festas de fim de ano. Uma pesquisa da OpinionBox aponta que dois a cada três brasileiros pretendem aproveitar as ofertas do período. O que já acende um alerta de oportunidade aos empreendedores que precisam criar estratégias e planos cada vez mais personalizados e segmentados ao seu público alvo para fisgar seus clientes e faturar nas vendas.

Marcus Calixto, CEO da Beelieve Group, empresa cujo objetivo é democratizar o marketing digital para PMEs, afirma que quanto antes um negócio iniciar sua preparação para o período, melhores são as chances de ótimas vendas.

“Antecipação é tudo neste momento para nada sair do controle e a experiência do cliente não seja prejudicada. Veja se seu estoque é suficiente, elabore um planejamento estratégico, revise campanhas anteriores, veja o que deu certo e o que não deu certo”, explica Calixto.

O CEO ressalta que é essencial ter uma equipe que esteja preparada para responder e tirar dúvidas dos clientes nesse período. Ele também reforça que o e-commerce da empresa precisa estar estruturado, com um serviço de hospedagem que tenha capacidade de atender um grande fluxo no período. Além disso, o caminho que o cliente percorre dentro da plataforma, precisa ser simples e intuitivo, sem esquecer que os valores e as formas de pagamento devem ser claros e objetivos.

“Por mais que muitas marcas coloquem boots para economizar tempo. Muitos clientes ficam desanimados com essa forma de atendimento e prezam mais pela humanização do contato. Isso vale tanto para as vendas online como também para as vendas físicas. Ter um site que dificulte a navegação certamente deixará o cliente confuso e diminuirá a sua intenção de compra. Um site responsivo e bem agradável esteticamente com todas as informações necessárias de fácil entendimento ganha destaque”, sinaliza o executivo.

Para o especialista, em um mundo tecnológico, usar a tecnologia a seu favor, ainda mais no marketing digital é primordial. É importante que o PME aproveite as ferramentas disponíveis e faça um bom uso da sua base de dados para entender o comportamento e perfil de compra e as preferências do seu consumidor.

“Isso ajudará o empreendedor a elaborar as melhores estratégias para serem usadas. Para colher esses dados, podemos utilizar questionários de satisfação com o cliente após a compra e métricas de marketing digital como taxas de cliques, engajamento nas redes sociais, taxa de conversão e outros”, explica.

Segundo Calixto, para atrair os antigos clientes pode-se utilizar artifícios personalizados como, por exemplo, encaminhar push com base nos pedidos de compra ou baseado no que ele selecionou em seu carrinho. Ofertas que chamem a atenção podem atrair novos clientes e também os antigos.

“Além das ofertas, outro ponto que vale a pena destacar são o oferecimento de frete grátis acima de determinado valor e também promoções que servem de chamariz como o famoso ‘compre dois e pague um’ que sempre chamam a intenção”, finaliza.