Como enfrentar os desafios do seu negócio - Rede Gazeta de Comunicação

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Como enfrentar os desafios do seu negócio

VALDEZ MONTERAZO

Associado sênior na Sociedade Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva

Pior do que ter um problema é não saber que se tem um. Não ter consciência das informações relevantes da própria empresa, como as realidades financeira e comercial, é uma receita certeira para o fracasso nos negócios.

Winston Churchil foi o primeiro-ministro da Inglaterra na época da Segunda Guerra Mundial. Acontece que, por ter uma personalidade forte, forma gentil de chamar alguém totalmente disfuncional, ele tinha receio de que seus oficiais não passassem a realidade da guerra de maneira clara. Churchill percebeu que eles tinham a tendência de maquiar as informações, com medo de serem reprimidos, o que realmente acontecia. De toda forma, isso motivou Churchill a criar o Central Statistical Office, que tinha o único objetivo de fornecer informações confiáveis. Essa ação ajudou os aliados a ganhar a Segunda Guerra Mundial.

Essa mesma mentalidade se aplica perfeitamente ao mundo dos negócios.  Entretanto, diferente de Churchill, vários donos de negócio fogem de dados relevantes por medo de enfrentar desafios do seu negócio. Eles evitam enfrentar desafios como:

Realidade financeira

Por ter receio de enxergar os números dos seus negócios, não sabem ao certo quanto faturaram, qual seu custo e, ultimamente, seu lucro ou prejuízo.

Realidade comercial

Muitos negócios são reféns de um único canal de vendas, ou de um número limitado de clientes. Enxergar isso pode ser o primeiro passo para promover a expansão.

Realidade dos Recursos Humanos

Pessoas são outro fato extremamente relevante. Entender quais são as incompetências e falhas de caráter da equipe é crucial.

Novamente, pior do que ter um problema é não saber que se tem um. Agora pergunto: que fatos brutais você precisa enfrentar em seu negócio?

Ter consciência das nossas próprias debilidades empresariais é o primeiro passo para desenvolver estratégias para remediá-las.

Ao fazer isso, é possível não somente vencer a estagnação, mas promover o crescimento, lucratividade e evolução de sua própria empresa.