Como cultivar uma mentalidade vencedora? (parte 2) - Rede Gazeta de Comunicação
Como cultivar uma mentalidade vencedora? (parte 2)

VALDEZ MONTERAZO

Associado sênior na Sociedade Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva

Quer ter mais esperança? Reflita sobre esses três temas.

Eficácia

Eficácia é a crença de que você será bem sucedido nos projetos e resoluções que você se dispor, crença em sua capacidade de realização. Uma pessoa com a eficácia elevada tem a energia e vontade necessária para iniciar e concluir projetos, enfrentar crises e superar desafios.

Resiliência

Resiliência está muito relacionada à capacidade de retomar o mais rápido possível ao nosso estado de alto rendimento e performance psicológica, mesmo quando submetidos a desafios e dificuldades. Ou seja, o quão rápido nos recuperamos dos tropeços da vida.

Se tiver a oportunidade de estudar a bibliografia de grandes personalidades da história, irá se  inspirar pela maneira com que eles enfrentavam e superavam adversidades.

Otimismo

Otimismo está relacionado à crença de que o futuro e as circunstâncias nos serão favoráveis. O grande fato é que existem inúmeros benefícios em se tornar uma pessoa otimista, incluindo uma personalidade mais agradável e maior propensão para buscar recursos e estratégias para seus objetivos.

Convido você agora a refletir: Qual dessas capacidades mentais você mais precisa neste exato momento?

Determinar isso é o primeiro passo em direção a uma mentalidade mais forte, um capital psicológico mais elevado. Convido você também a praticar essas capacidades, exercitá-las, encare-as com músculos emocionais. Quanto mais praticamos essas capacidades, assim como músculos, mais elas se tornam fortes e presentes em nossa vida.

Por último, busque ajuda!

Cada vez mais empresários e executivos procuram ajuda externa para desenvolver capacidades mentais, e, assim, elevar sua performance e resultados em seus negócios. É exatamente esse o papel de um coach especializado em psicologia positiva: trabalhar em parceria absoluta para garantir um capital psicológico superior e, assim, maiores resultados pessoais e profissionais.

Ao ler até aqui, você se familiarizou com o conceito de capital psicológico, juntamente com a importância de elevar sua esperança, eficácia, resiliência e otimismo.

Torço para que desenvolva as capacidades mentais acima mencionadas e, ao fazer isso, assim como na história do jovem discípulo, você também possa conquistar a profundidade psicológica suficiente para tornar as adversidades cada vez menos relevantes e, consequentemente, mais satisfação e realização em sua vida pessoal e profissional.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: