GABRIEL KESSLER
CGO da startup Dialog
Um bom planejamento e uma boa estratégia de comunicação interna têm grande impacto não apenas nos resultados da área, mas na empresa como um todo. Ter atenção às ações previstas no planejamento permite evitar ou reverter uma percepção negativa por parte do colaborador.
De acordo com a Gallup, 74% das pessoas sentem que estão perdendo informações sobre a empresa em que trabalham. Ou seja, o timing da comunicação interna faz a diferença na percepção sobre a empresa e pode impactar (positiva ou negativamente) no clima da organização.
Dar as mãos para Recursos Humanos é um bom caminho para gerenciar impactos internos, pois muitos interesses e dúvidas primárias dos colaboradores são respondidas pelo RH.
Antes de tudo, a cultura organizacional fala!
De acordo com Shree Lahiri (Reputation Today), a comunicação interna é peça-chave para o sucesso de uma organização. E quando falamos de cultura organizacional, consequentemente, falamos sobre valores.
Para Lahiri, “valores surgem quando você fala de cultura corporativa. Os valores compartilhados afetam a comunicação interna, que, por sua vez, influencia fatores importantes de uma empresa de sucesso: motivação dos colaboradores, cooperação da equipe, eficácia no trabalho e assim por diante”.
Duas das diretrizes que, segundo a editora sênior do Reputation Today, norteiam essa relação são:
A comunicação eficaz incentiva uma cultura positiva e é essencial para a forma como os colaboradores trabalham;
Os colaboradores devem ser mantidos informados – eles devem estar bem informados sobre as questões que talvez possam ter um impacto sobre eles como funcionários.
Colocando a teoria em prática
RH e CI atendem o mesmo cliente interno: o colaborador. Seguindo essa premissa, é natural que o trabalho de uma área afete a outra.
Quando pensamos na atividade principal da área de CI, que é informar o colaborador, muitas das pautas vêm justamente de RH, que trabalha diretamente para os funcionários em diferentes âmbitos (desenvolvimento pessoal, profissional, benefícios, bem-estar, entre outros.)
Dito isso, a clareza nessas informações pode impactar sim na percepção dos colaboradores no trabalho de RH. Como? Imagine o seguinte exemplo: você, como funcionário de uma empresa, está com dúvidas sobre um novo benefício que será oferecido.
O que você faz? Entra em contato com o RH para mais detalhes, certo? E se o retorno não for rápido, provavelmente haverá um sentimento de insatisfação e uma percepção negativa sobre a área.
Agora, imagine que a comunicação interna entre na jogada, usando seus canais para divulgar um material produzido junto com o RH com todas as informações disponíveis sobre o assunto e as respostas das perguntas frequentes.
A partir disso, provavelmente sua percepção deixa de ser negativa.
Além disso, essa divulgação também resulta em mais tempo livre para os profissionais de RH, que antes usariam para atender os colaboradores com dúvidas, para investir em outros projetos e atividades.
Pensando nesse simples exemplo, é possível enxergar como uma boa estratégia de comunicação pode reverter ou até mesmo evitar percepções negativas por parte dos funcionários, o que contribui para um clima organizacional muito mais positivo e saudável.
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