Comissão discute restauração do vapor Benjamim Guimarães - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Comissão discute restauração do vapor Benjamim Guimarães

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na quarta-feira (29) para discutir a restauração do vapor Benjamim Guimarães, ancorado em Pirapora.

O deputado Paulo Guedes (PT-MG), que pediu o debate, lembrou que em 2019 o governo de Minas Gerais e o Ministério do Turismo celebraram uma parceria para a restauração da embarcação.

“A empresa contratada para a realização do serviço, ao tentar retirar a embarcação das águas, provocou grave avaria no casco da embarcação e esta situação persiste, levantando grande preocupação”, disse o deputado.

Paulo Guedes disse que o governo de Minas noticiou que assumiria integralmente a restauração do vapor Benjamim Guimarães. “Mas o que vemos até agora é uma inação preocupante. É o prenúncio de uma tragédia ainda evitável”, disse.

O deputado lembrou que o vapor iniciou sua navegação pelo rio São Francisco em 1920 e por muito tempo levou carga e passageiros entre Pirapora e Juazeiro (BA). Em 1985 foi aprovado o seu tombamento e até 2015 era a única embarcação do tipo em uso no mundo.

A audiência está marcada para iniciar a 15 horas. Entre os convidados estão: o prefeito de Pirapora, Alexandro Costa César; o presidente da Câmara Municipal de Pirapora, Keke Viana; um Representante da Empresa Municipal de Turismo de Pirapora; um representante da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; um representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); um representante do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e; um representante do Ministério do Turismo. (Agência Câmara)