Comissão de Segurança cobra nomeação de concursados - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Comissão de Segurança cobra nomeação de concursados

Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública para cobrar do Governo do Estado um cronograma de ações relacionadas à convocação dos excedentes dos concursos e processos seletivos na área de segurança.

O requerimento para realização da reunião é de autoria do presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Sargento Rodrigues (PTB), e também do deputado João Leite (PSDB). A principal intenção, segundo os parlamentares, é cobrar do secretário de Estado de Governo, Igor Eto, um compromisso assumido ao final da reunião do Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), realizado em 18 de novembro.

Nesta data, de acordo com os dois deputados, o secretário de Governo prometeu divulgar, em um prazo máximo de dez dias, um cronograma para convocação dos concursados na área de segurança. A demora na convocação dos concursados tem sido uma preocupação frequente de diversos deputados estaduais, tendo sido o principal assunto tratado com os dirigentes dos órgãos de segurança do Estado em reunião do ‘Assembleia Fiscaliza 2020’, no dia 23 de novembro.

O Assembleia Fiscaliza é uma série de reuniões periódicas entre deputados e representantes do Poder Executivo para fiscalização das ações de governo. Durante o encontro com os dirigentes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, todos admitiram a carência de pessoal e a expectativa de nomeação de concursados.

O comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, disse ter a expectativa de convocar 523 excedentes de concursos. O chefe da Polícia Civil, Wagner Pinto de Souza, afirmou que a instituição aguarda a convocação de 152 escrivães e 62 delegados, todos já aprovados em concursos. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Edgard Estevo da Silva, declarou que 229 excedentes no concurso para a instituição ainda aguardam convocação. Segundo ele, mesmo com a nomeação de 515 novos soldados, o deficit de efetivo ainda é de 22%. Além do secretário de Estado de Governo, a lista de convidados para a reunião na ALMG inclui outros representantes do Poder Executivo, de sindicatos, de associações de servidores e de comissões de aprovados e excedentes nos diversos concursos e processos seletivos realizados para a área de segurança.