GIRLENO ALENCAR
A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Montes Claros solicitou à Secretaria Municipal de Educação que seja realizada mudança nos critérios para a seleção dos profissionais a serem contratados para o ano letivo de 2021, principalmente na questão do tempo de serviço. A secretária municipal Rejane Veloso participou da reunião, que foi presidida pelo vereador Daniel Dias e ainda contou com a participação do presidente da Casa Legislativa, Cláudio Rodrigues de Jesus. Na sexta-feira passada, a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros publicou o edital para a seleção simplificada dos profissionais da área de educação e até hoje poderá ser apresentado recurso a esse edital. A Comissão mandou correspondência ao prefeito Humberto Souto pedindo as mudanças no edital.
O presidente Daniel Dias observa que muitos professores tem se queixado que o edital estipulou até 40 pontos para o profissional que tiver até cinco anos de serviço, desconsiderando quem tem mais tempo de atuação. O grave é que concede 45 pontos a quem tem mestrado ou doutorado e ainda outra pós-graduação. Também está exigindo cursos com 120 horas, quando quase todos cursos são de 75 horas. A secretária Rejane Veloso explicou que o edital estava valorizando a formação pedagógica. Apesar da Prefeitura não ter divulgado, o GAZETA apurou que serão contratados 2.200 professores, que se somarão aos 1.800 efetivos.
A realização dessa seleção simplificada é uma forma de cumprir a determinação do Ministério Público de Contas, que pediu ao Tribunal de Contas de Minas Gerais a aplicação de multas à Prefeitura que em 2019 realizou uma seleção com apenas dois dias para inscrição dos candidatos. Por isso, ontem foi publicado o edital, com a possibilidade de recursos até o dia 23 de fevereiro. Do dia 26 de fevereiro a 4 de março serão realizadas as inscrições dos interessados em participar da seleção. No dia 17, sairá o resultado final. A menor remuneração é para as cantineiras e serviços gerais, que receberão R$ 1,1 mil para 40 horas de trabalho por semana. O maior salário será para inspetor escolar e analistas de educação e de conteúdos curriculares, com 40 horas semanais e salário de R$ 4.382,35.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)