Comissão de Agricultura recebe representantes do projeto Pró-Pequi - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Comissão de Agricultura recebe representantes do projeto Pró-Pequi

Na tarde desta terça-feira (17), a Comissão de Agricultura da Câmara Municipal de Montes Claros, recebeu para uma reunião o Gerente de Turismo, Thiago Neves e a professora da rede Municipal de Educação, Sarah Melo, para apresentação do projeto “Pró-Pequi” que será realizado no município.

O Pró-Pequi tem o objetivo de ampliar e valorizar os frutos do Cerrado da região, fortalecendo a gastronomia e incentivando o consumo por bares, restaurantes, escolas e por toda população. E assim, também, garantindo a geração de renda dos pequenos produtores rurais com o fortalecimento da agricultura familiar, bem como preservar os aspectos culturais desses frutos.

“A utilização do pequi, baru, entre outros frutos na gastronomia promove a preservação desse bioma através da valorização da identidade cultural das populações locais, além de valorizar nossos frutos nativos que são riquíssimos” disse a coordenadora do projeto, Sarah Melo.

A presidente da Comissão, vereadora Graça da Casa do Motor (União) reafirmou a relevância do projeto no processo de reconhecimento, valorização e fomento dos frutos do Cerrado como potencial gastronômico do Norte de Minas. “Acreditamos que esse projeto será fundamental para a nossa região, nosso município e sobretudo, para as nossas comunidades rurais”, concluiu a vereadora.

Sobre o Pró-Pequi

O Programa Pró-Pequi (instituído pela Lei Estadual 13.965/2001) dispõe que o Poder Executivo deve incentivar o beneficiamento, a industrialização e comercialização do pequi e outros frutos do cerrado. Tem como o objetivo garantir a geração de renda das famílias agroextrativistas, bem como valorizar e preservar os aspectos culturais e folclóricos dos povos que tradicionalmente trabalham com esses frutos. (Rayhanne Tallis)