Os comerciários de Montes Claros terão o piso salarial geral no valor de R$ 1.247,15 e R$ 1.154,00 para quem trabalha nas microempresas e empresas de pequeno porte que aderirem ao Regime Especial do Piso Salarial (REPIS). Os comerciários que atuam em Shopping Center terão salários diferenciados. Após alguns meses de negociações, os sindicatos dos empregados e patronal assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho, devidamente registrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego sob o número MG000609/2021 e que tem o período de vigência de 1º de fevereiro de 2021 a 31 de janeiro de 2023. As duas partes comemoram, pois afirmam que em um contexto de recessão econômica e de dificuldades diante da pandemia, chegaram a um acordo. Os dados indicam que o comércio gera em média 30 mil empregos oficiais em Montes Claros.
Os índices e valores negociados tiveram um reajuste de 5,45% Na avaliação da diretoria do Sindicato dos Empregos no Comércio, “a maior conquista da categoria foi a manutenção do acordo, que garante os benefícios aos Trabalhadores, sobretudo neste contexto atual, que muitos trabalhadores foram prejudicados com a pandemia. Também é de grande importância a manutenção do acordo pelo período de dois anos, com a obrigatoriedade de reajuste na próxima data-base (fevereiro de 2022), o que garante aos trabalhadores maior segurança jurídica e lhes assegura também o acesso aos benefícios sociais e assistenciais prestados pelo Sindicato, tais como a Clínica dos Comerciários e o Departamento Jurídico da entidade para esclarecimento de quaisquer dúvidas e na garantia dos seus direitos”.
O Sindcomerciários, durante estes meses de negociação teve um trabalho árduo, lutando para garantir os direitos dos trabalhadores. O sindicato buscou atender da melhor maneira os pedidos dos comerciários em relação às cláusulas. Todavia, por fim, o presidente do sindicato, Osanan Gonçalves, diz está muito feliz por mais uma vez conseguir garantir os benefícios dos trabalhadores, que se sente representados pelo sindicato. “Foi um processo satisfatório, nós tivemos boas negociações que deram andamento a mais um fechamento da CCT, que garante aos trabalhadores que seus direitos sejam respeitados, e além do índice de reajuste da categoria do piso salarial, podemos destacar a questão das outras cláusulas que os trabalhadores tem seus direitos garantidos”, concluiu. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)