O Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realizou visita institucional ao Ministro de Estado das Relações Exteriores, Carlos Alberto dos Santos França. A iniciativa, mais do que uma cortesia, representou um gesto de aproximação entre o Exército e o Ministério das Relações Exteriores.
Na ocasião, o Comandante do Exército expressou sua satisfação pela realização da visita. Na sequência, o Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, realizou uma breve exposição do panorama da participação das Forças Armadas em operações de paz e humanitárias sob a égide dos organismos internacionais. Em seguida, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, enfatizou a importância do trabalho conjunto interinstitucional. Por fim, o Ministro das Relações Exteriores e sua equipe corroboraram a relevância dos assuntos e o imperativo da coordenação de esforços.
Os objetivos visualizados para a reunião foram a retomada do componente militar como fator da projeção do País no concerto internacional, o delineamento de estratégias comuns e o conhecimento mútuo entre as principais lideranças do Exército Brasileiro e do Itamaraty afetas ao tema das operações internacionais. Todos os objetivos permitiram vislumbrar um trabalho conjunto entre as duas instituições em 2022, ano em que o Brasil assumiu cadeira de membro não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Compuseram a comitiva do Exército, além das autoridades já mencionadas, o Subcomandante de Operações Terrestres, General de Divisão Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves; o 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Júnior; o Chefe de Aviação e Missões de Paz e IGPM/COTER, General de Brigada Flávio dos Santos Lajoia Garcia; e coronéis assessores.
Por parte do Itamaraty, além do Ministro de Relações Exteriores, participaram a Diretora do Departamento de Nações Unidas, Gilda Motta Santos Neves; o Subchefe da Assessoria Especial de Gestão Estratégica, Luiz Eduardo Fonseca de Carvalho Gonçalves; o Diretor do Departamento de Defesa, Marcelo Paz Saraiva Câmara; e o Secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania, embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto. (Exército Brasileiro)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)