Energia gerada por grandes usinas fotovoltaicas equivale a mais da metade da capacidade da hidrelétrica de Itaipu, maior do país
O Brasil acaba de bater o recorde de 10,44 GW de potência operacional da fonte solar fotovoltaica em usinas de grande porte, informou reportagem do Jornal Hoje (TV Globo), dessa segunda-feira (28). Minas é líder nacional também nesta modalidade denominada geração centralizada (GC), com 3,57 de potência, destacando-se o Norte de MG, onde estão implantadas algumas das maiores usinas e fazendas solares do mundo, em municípios como Janaúba, Jaíba e Pirapora, dentre outros.
Desenvolvimento e empregos
“Além de energia sustentável para a urgente transição energética, significa a garantia de mais empregos, renda e receita para os nossos municípios investirem em saúde, educação e infraestrutura, especialmente os norte-mineiros. Resultado da luta que iniciei há mais de uma década, criando as leis estaduais de incentivo e as condições ao avanço deste mercado”, declarou Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa.
Geração Distribuída (GD Solar)
O Estado mantém, ainda, a dianteira nacional em geração distribuída (GD) de energia solar, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com sistemas de micro e minigeração fotovoltaica (painéis solares), em telhados e terrenos de casas, condomínios, comércios e pequenas indústrias: 3,10 GW de potência instalada.
“Ao somarmos a geração centralizada e a distribuída em MG, chegamos agora ao total de 6,68 GW em energia solar fotovoltaica, correspondentes a 19,92% de toda a eletricidade gerada a partir desta fonte no país”, explicou o deputado Gil Pereira.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)