Codevasf apoia participação de confeccionistas do Norte de Minas no RJ - Rede Gazeta de Comunicação
Codevasf apoia participação de confeccionistas do Norte de Minas no RJ

Com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), um grupo de 30 confeccionistas da Associação da Moda Íntima e Praia de Taiobeiras participou da Feira Brasileira do Setor de Moda Íntima e Fitness (Fevest), realizada na cidade de Nova Friburgo (RJ), entre 7 a 11 de agosto. Como parte da agenda, o grupo visitou o Centro de Tecnologia de Indústria Química Têxtil (Cetiqt), na cidade do Rio de Janeiro, para conhecer de perto as inovações do setor de moda íntima. A ação contou com a parceria do Sebrae/MG e Senai.

O chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Minas Gerais, Alex Demier, e a economista doméstica da Companhia, Cleonice Santos, acompanharam o grupo de confeccionistas durante toda a programação. Na Fevest, considerada a mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima da América do Sul, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e realizar negócios nos estandes de indústrias de confecção, matéria-prima, serviço e tecnologia.

Os confeccionistas aproveitaram ao máximo o evento, que constou de visitas, cursos técnicos e palestras para troca de informações e experiências. Foi o caso da confeccionista Júlia Amorim, que há cinco anos resolveu empreender no ramo de confecção apoiada pela Codevasf. Proprietária de uma fábrica de lingerie em Taiobeiras, pela segunda vez ela participa desse tipo de evento. “O contato direto com novos fornecedores e o mercado consumidor são o maior ganho que temos ao participar de eventos como esse. Isso agrega mais conhecimento para o meu negócio”, afirma.

O superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Marco Antônio Câmara, vê nessa participação da Companhia, em atendimento às ações dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e Projeto Amanhã, uma importante ação para a melhoria na estruturação da cadeia produtiva da confecção e moda em Minas Gerais.

“Desde 2005, a Codevasf atua com ações para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva em vários municípios mineiros a partir das ações de inclusão produtiva para o aumento da renda familiar e amenização das desigualdades regionais. Além das ações de fomento, a Codevasf vem realizando consultoria e capacitação para a qualificação da mão de obra para o setor”, explica Câmara.

A Codevasf e a moda mineira

“A Codevasf, juntamente com os parceiros, organizou nos últimos anos várias Feiras de Moda para capacitar o público envolvido, permitir troca de conhecimento, divulgar a produção e, com isso, contribuir para o desenvolvimento do setor de confecção que tem grande potencial na região”, afirma Alex Demier.

As ações de apoio ao setor de confecção fazem parte do conjunto de atividades programáticas da Codevasf, cujo propósito é atender as famílias de menor poder aquisitivo. Esse setor tem apresentado grandes resultados na geração de emprego e renda na região norte mineira.

O destaque na região fica para Taiobeiras. Com a atividade iniciada há 10 anos, hoje o município conta com cerca de 120 fábricas ou pequenas confecções de médio e grande portes que gera aproximadamente 450 empregos diretos. A região de Taiobeiras é referência estadual nesse segmento produtivo. (Ascom Codevasf)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: