O Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente de Montes Claros (Codema) completou e comemorou ontem 39 anos de existência. A instituição é um órgão colegiado, consultivo, deliberativo e normativo, composto por representantes do poder público e sociedade civil, com poderes para invocar ao exame e à decisão de qualquer matéria de relevante interesse para a política de meio ambiente de Montes Claros. No regimento interno, ‘o Codema tem por objetivo contribuir efetivamente para a viabilização do meio ambiente ecologicamente equilibrado, oferecendo e promovendo a melhoria da qualidade de vida do cidadão e da comunidade’.
O órgão cumpre de maneira exemplar as suas funções na cidade, sendo considerado um dos melhores do estado de Minas Gerais.
O seu maior mérito ate agora foi a analise do licenciamento do projeto do novo anel rodoviário, que esta sendo construído. O maior desafio tem sido a poluição sonora, recorrente em todas as cidades. No ano de 2007 chegou a ser criada e equipada a patrulha do silencio, que em parceria com a Polícia Militar inibiu esse problema na cidade. Mas para não perder eleitores, a patrulha foi desativada. Soter Magno, atual presidente do Codema, afirma que o órgão é uma importante ferramenta para defender e desenvolver as políticas públicas de meio ambiente e preservação da natureza. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)