GIRLENO ALENCAR
O Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) teve cinco projetos selecionados no Edital de Chamada Pública aberto pelo Ministério de Meio Ambiente para a implantação de usinas de triagem mecanizadas de resíduos sólidos urbanos. Foram selecionados os projetos de Januária, Buritizeiro, Icaraí de Minas, Juvenília e Varzelândia, conforme resultado divulgado na segunda-feira. O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, prefeito de Francisco Dumont, salienta a competência da equipe técnica do Codanorte, que foi o único consorcio selecionado com cinco projetos. Desde dezembro do ano passado que o Codanorte participa do Programa Lixão Zero, tendo extinto 15 lixões no Norte de Minas.
O Programa Lixão Zero é da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, com vistas à melhoria da gestão de resíduos sólidos. O escopo técnico dos projetos abrangidos por este Edital é a implantação de usinas de triagem mecanizadas de resíduos sólidos urbanos, para tratamento de resíduos provenientes da coleta indiferenciada e da coleta seletiva praticadas no âmbito do Consórcio Público. As usinas deverão promover a separação em três frações, quais sejam resíduos recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos, bem como produzir combustível derivado de resíduo urbano. O projeto da União Serra Geral, de Janaúba, ficou em 1º lugar.
O Ministério do Meio Ambiente explica que os projetos até a 9ª posição serão priorizados para receber os R$ 100 milhões. Com isso, os projetos de Januária e Buritizeiro estão priorização, I edital determina que os projetos classificados até a 9º posição, desde que atendido o Edital. A partir da 10ª posição, os demais projetos classificados poderão ser contemplados na hipótese de haver mais recursos disponibilizados.
O Codanorte é o maior consorcio da área ambiental de Minas Gerais. Tem se destacado com o projeto Norte de Minas Sem Lixões, que já acabou com os lixões em 15 municípios. O Codanorte implantou 17 usinas de triagem e compostagem em 17 municípios e está adotando a mesma medida em outros 23 municípios. Ele congrega 60 municípios mineiros e ainda criou a sua Agencia Reguladora de Saneamento do Norte de Minas.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)