Codanorte reúne prefeitos para assumir aterro sanitário - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Codanorte reúne prefeitos para assumir aterro sanitário

O Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas (Codanorte) realizou reunião com os prefeitos da microrregião do Médio São Francisco, para discutir o processo de operação do aterro sanitário instalado na cidade de Pirapora. O diretor financeiro do Codanorte, Pedro Braga, prefeito de Buritizeiro e o secretário-executivo Enilson Francisco dos Santos se reuniram com os prefeitos de Ibiaí, Lassance, Pirapora, Ponto Chique e Várzea da Palma, quando conheceram a proposta do Codanorte para assumir o referido aterro, que passaria a processar todo resíduo sólido produzido nos seis municípios. Atualmente o aterro sanitário é gerenciado pelo Serviço de Água e Esgoto de Pirapora. A proposta é o Codanorte participar da operação e com isso, trazer a parceria com os municípios do entorno.

O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, prefeito de Francisco Sá, explica que a decisão do consórcio em assumir a cogestão do aterro sanitário é de relevância social, pois o Norte de Minas conta apenas com três aterros sanitários, instalados em Janaúba e Pirapora, que são públicos e em Montes Claros, com o cunho particular e por isso, é fundamental agregar a maior quantidade de municípios na utilização desse equipamento, visando atender a Política Nacional de Saneamento Básico. Ele salienta ainda que isso acabará com os lixões a céu aberto em cada um dos municípios, cumprindo assim o projeto Norte de Minas Sem Lixões e ainda o programa “Lixo Zero”, do Ministério do Meio Ambiente. Com isto, 2.160 toneladas de resíduos por mês serão processados no aterro sanitário de Pirapora.

O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco Santos, mostrou que é o início do processo para o gerenciamento correto dos resíduos nas cidades da microrregião, já que temos definidos quais serão os custos. Os representantes assinaram um termo de compromisso, se comprometendo a participarem de uma nova reunião, quando será discutida e definida a viabilidade técnica e econômica. A próxima reunião será realizada na terça-feira. O diretor financeiro do Codanorte, Pedro Braga explicou que essa é uma das questões regionais a serem resolvidas e que precisa da mobilização dos prefeitos da região. Ele afirmou que esteve em Brasília com a direção do consórcio para requerer os recursos que permitam assumir a operação do aterro. (GA)