A equipe técnica do Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário Para o Desenvolvimento do Norte de Minas (Codanorte) e a Prefeitura Municipal de Ubaí promoveram a 1ª Audiência Pública para apresentação do Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) em Ubaí. Durante a audiência, foram abordados os eixos sobre Saneamento Básico: Drenagem Pluvial, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos. O coordenador de Planejamento do Codanorte, João Ribeiro, destaca que o momento foi propício para os gestores municipais e a população entenderem sobre o processo de elaboração do Plano. “A equipe técnica do Codanorte desenvolveu metodologias e ações para entender o panorama real do município de Ubaí no que diz respeito ao Saneamento básico. Esse plano é indispensável para que se cumpra de forma assertiva e eficaz o que preconiza o Novo Marco do Saneamento, no qual discorre sobre essa obrigatoriedade do Plano nos municípios”, falou o coordenador.
Como explica a gerente do departamento de Saneamento e Engenharia do Codanorte, Patrícia Mendes, o Plano Municipal é um instrumento de planejamento que visa melhorias efetivas no sistema de saneamento básico considerando as dimensões ambiental, social, econômica e cultural do município e sob a premissa do desenvolvimento sustentável. “Durante a Audiência, foi apresentado para os munícipes, autoridades municipais, colaboradores técnicos, dados que expõem a realidade do município referente aos eixos do saneamento básico. Ressaltando os pontos positivos e os pontos que precisam ser aprimorados tanto na zona urbana e rural”, enfatizou Patrícia Mendes.
O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, comenta que esses levantamentos são resultado de uma parceria entre o Codanorte e a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. “Foram feitas visitas in loco, realização de estudos para o eixo dos resíduos sólidos, como a gravimetria, e a assistência dos colaboradores do município que levantaram todas essas informações. Esse processo de elaboração do PMSB é importante, pois inclui a participação de todas as partes beneficiadas. Ou seja, tanto os gestores municipais, como os munícipes”.
Além da equipe técnica do Codanorte, estiveram presentes na audiência o prefeito Farley Vieira, vereadores municipais, equipe técnica municipal, o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Hélio Ferreira Veloso, o agente administrativo, George Lucas Pereira Menezes, o agente administrativo da Secretaria de Obras, Camila Mendes Silva, a Secretária de Educação, Franciele Magalhães e a Secretária de Saúde, Eva Flávia. Para o prefeito Farley Vieira, a parceria entre o município de Ubaí e o Codanorte tem gerado grandes resultados para a população. “Estamos todos trabalhando em prol dos munícipes. Esse trabalho em conjunto entre o Codanorte e a prefeitura é fundamental para conseguirmos cumprir o que a lei determina em relação ao Saneamento Básico e também para recebermos recursos para serem aplicados no nosso município”, disse.
A próxima etapa dentro da elaboração do Plano está prevista para Maio, quando acontecerá a 2ª Audiência Pública, que vai apresentar o prognóstico, incluindo os programas, projetos e ações para os próximos 20 anos no que diz respeito aos quatro eixos do Saneamento Básico. “Na próxima fase vamos pontuar algumas soluções sobre esses pontos negativos que foram levantados no diagnóstico. Com o Plano concluído e se tornando lei, o município ficará apto a captar recursos para melhorias em diversas áreas”, finalizou a gerente Patrícia.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)