A equipe do Departamento de Assistência social do Codanorte participou, entre os dias 8 e 9 de novembro, do Seminário do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e comunitária 2022 – MNPCFC, na sede da PUC Minas, em Belo Horizonte. Prestigiaram o evento as psicólogas Marilaine Gonçalves, Rosivânia Nunes e Laila Souza, além das profissionais do Acolhimento Institucional Lar São Francisco, a gerente Joycielle Martins, a Assistente Social, Annielle Cristine, a psicóloga Francielle Mendes, e a Pedagoga Darlene Santos.
Com o tema “Dialogando sobre a garantia do direito à convivência familiar e comunitária”, o evento contou com a presença de diversos especialistas na área da infância e adolescência, como Jane Valente e Sandra Sobral, nomes de referência no Brasil sobre a política de proteção social especial.
Segundo a organização, o foco principal do Seminário foi sobre o Acolhimento Familiar e as demais temáticas trabalhadas nos Grupos de Trabalho do MNPCFC: Prevenção, Acolhimento Institucional e Novas modalidades e Adoção. Ao todo, o evento contou com a participação de mais de 20 palestrantes, e atraiu um público de aproximadamente 400 pessoas durante os dois de programação.
“Para a equipe da Assistência Social do Codanorte os temas vão contribuir para auxiliar as equipes dos municípios consorciados, uma vez que foi pontuado sobre metodologias de trabalho para subsidiar a atuação pautada nas possibilidades de intervenção e efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, bem como no fortalecimento dos vínculos familiares e Comunitários. Fomentando, assim, o elo entre equipe, indivíduos e família. Tendo em vista que a família é um tecido social, e intervenções planejadas contribuem com o trabalho sistemático, fazendo com que estes usuários sejam os protagonistas da própria história”, ressaltou a psicóloga Laila Souza, responsável técnica do Departamento de Assistência social do Codanorte.
Atualmente, o Codanorte gerencia o Acolhimento Institucional Lar São Francisco, com sede na cidade de Pedras de Maria da Cruz, e que abriga crianças em situação de vulnerabilidade social das cidades de Pedras de Maria da Cruz, Cônego Marinho, Bonito de Minas e Itacarambi. Para a gerente do Acolhimento, foram momentos de muito aprendizado. “Durante estes dias que vivenciamos o seminário em Belo Horizonte, tivemos a oportunidade de aprender e ampliar nossa visão de um ponto novo. Possibilitando uma motivação maior a desempenhar o nosso trabalho. Entendendo que dentro da alta complexidade temos a responsabilidade de caminhar com o outro e deixar que ele construa também seu futuro”, disse Joycielle Martins.
“Nossas crianças e adolescente precisam de uma rede de proteção fortificada, e é através dessas discussões e trocas de experiências que os profissionais agregam conhecimento para lidar com os desafios do dia a dia. Além disso, na medida em que esses profissionais se capacitam, eles ficam mais aptos a atenderem as demandas dos municípios consorciados”, enfatizou o presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo. (Ascom/Codanorte)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)