O Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário Para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE) participou na noite desta quinta-feira, 02 de junho, do Lançamento da Marca turística “JANUÁRIA – ENCANTOS DO SERTÃO MINEIRO”. Participaram do evento o secretário executivo Enilson Francisco.
Enilson comenta que a participação é uma das primeiras ações do recém-instalado Departamento de turismo e desenvolvimento econômico. “Esse evento realizado em Januária tem tudo a ver com esses novos serviços que vamos desenvolver aos municípios consorciados. A ideia é explorar as potencialidades turísticas dessas cidades e, consequentemente, melhorar a economia local. Januária tem várias atrações turísticas e representa muito bem a microrregião. Fizemos questão de prestigiar esse encontro porque aqui é uma cidade que sempre foi parceira e muito engajada em todas as nossas propostas de melhorias”, afirmou.
![](https://gazetanm.com.br/wp-content/uploads/P5F3-16.jpg)
“Lançamos aqui a Marca do Destino Turístico de Januária. Até então, o município não tinha a identidade turística. Sabe quando normalmente a gente fala “É terra de quê?”. Por exemplo, Mirabela é a terra da carne de sol, Japonvar é a terra do biscoito… apesar de termos diversos atrativos, nós não tínhamos essa identidade específica. E como nós temos mais de 10 atrativos diferentes que vão desde a parte cultural, passando pela turística e pelo meio ambiente, essa marca sintetiza todos esses atrativos. Foi daí que chegamos na marca “Januária Encantos do Sertão Mineiro”, explicou o secretário de turismo e meio ambiente de Januária, Aurélio Vilares.
Aurélio complementa dizendo que esse é o início do processo de profissionalização do setor turístico e o evento desta quinta teve o objetivo de apresentar essa identidade para a comunidade, os meios de comunicação e os parceiros. Nesse processo, ele diz que o Codanorte é fundamental. Dentro desse contexto, o Codanorte é primordial para assessorar o município em todos esses segmentos. Pois além de estar dando início às assessorias na área do turismo, é nosso grande parceiro hoje na questão ambiental, e questão de áreas naturais. Assim, também passa a ser um grande parceiro nesse desenvolvimento turístico, uma vez que ambas as áreas sofrem influência uma da outra.
O prefeito, Maurício Almeida, considera que Januária tem riquezas que precisam ser mais vistas e que a criação dessa marca contribui para colocá-la em um patamar de destaque. “Nossa cidade é linda, bem desenvolvida, e cheia de riquezas, precisamos mostrar isso para o mundo e levar essa mais ainda mais longe”, disse.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)