Codanorte leva prefeitos para visita técnica no aterro sanitário - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Codanorte leva prefeitos para visita técnica no aterro sanitário

GIRLENO ALENCAR

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Ambiental do Norte de Minas (Codanorte) ira levar amanhã (26), os prefeitos, secretários de meio ambiente e vereadores de 16 municípios que ao Aterro Sanitário de Montes Claros. O presidente Eduardo Rabelo, explica a visita tem como objetivo apresentar aos gestores municipais as técnicas de engenharia necessárias para a minimização dos impactos ambientais ocasionados pela disposição final de resíduos sólidos e conscientizá-los sobre a importância deste serviço. Os 16 municípios selecionados são os que realizam a disposição dos seus resíduos no aterro sanitário em Montes Claros.

Instalado em setembro de 2015, o Aterro Sanitário de Montes Claros faz o tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos. Ele é classificado como Aterro e área de reciclagem de resíduos classe A da construção civil ou volumosos. O Codanorte tem se destacado no cenário nacional na execução e cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.  Com o programa “Norte de Minas Sem Lixões” mais de 30 mil toneladas de lixo já deixaram de ir para os lixões de 18 cidades do Norte de Minas. Onde contaminavam o solo, a água e causavam diversos problemas de saúde pública e ao meio ambiente.

O Codanorte completa esse mês, oito anos de criação. Ele reúne 60 municípios Norte de Minas, Central de Minas e Vale do Jequitinhonha. É o principal consórcio desse setor em Minas Gerais. Desde dezembro do ano passado participa do programa Lixo Zero, do Ministério do Meio Ambiente. Aqui no Norte de Minas criou o programa Norte de Minas Sem Lixões, com o foco em acabar com os lixões na região.