Codanorte lança Programa de Educação Ambiental e Coleta Seletiva ‘Outro Norte’ - Rede Gazeta de Comunicação
Codanorte lança Programa de Educação Ambiental e Coleta Seletiva ‘Outro Norte’

O Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário Para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas – Codanorte lançou o Programa de Educação Ambiental e Coleta Seletiva ‘Outro Norte’, em São João das Missões.

Cerca de 300 alunos participaram do evento, que teve uma palestra sobre educação ambiental ministrada pelo coordenador do Programa do Codanorte, Pedro Bicalho. Na oportunidade, também foram pontuadas as atividades que serão desenvolvidas durante o ano, que tem, dentre diversas ações, o desenvolvimento de atividades dentro das escolas, com os alunos e colaboradores, tanto na teoria, como na prática.

“Uma das intervenções que serão feitas junto aos alunos é a Gincana de recicláveis, que tem o objetivo de incentivar a coleta seletiva e será feita durante todo o ano”, explicou o coordenador Pedro Bicalho.

A competição consiste no seguinte: a cada dez embalagens entregues na escola no dia estipulado para o recebimento dos materiais, o aluno recebe um cupom para participar do sorteio que tem, entre outros prêmios, computadores, notebooks e bicicletas. Assim, quanto mais embalagens recicláveis a criança levar, mais chances ela terá de ganhar prêmios. O resultado será divulgado em dezembro.

No município, a Escola Municipal Teodomiro Correia aderiu ao programa, o que contabiliza o total de 600 alunos, com o envolvimento de 20 professores.


Coleta seletiva contempla 33 cidades do Norte de Minas

Até o momento, 33 cidades do Norte de Minas já aderiram ao Programa de Educação ambiental. Eduardo Rabelo, presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont comenta que a coleta seletiva é um grande passo para na conscientização ambiental dos municípios.

“Com o tempo, as pessoas vão aderindo à ideia. Percebemos que a cada dia mais as pessoas começam a se preocupar em separar o seu lixo. Ano passado foi um sucesso, recolhemos mais de 70 toneladas de embalagens recicláveis em 24 cidades participantes e nesse ano a tendência é melhorar ainda mais, dobrando o número de embalagens destinadas a reciclagem já que teremos mais cidades envolvidas e um maior tempo da gincana”, destacou.

Neste ano, para atender as demandas dos municípios participantes, o Codanorte ampliou o número da equipe com a entrada de três estagiários do curso de licenciatura de Geografia da Unimontes: Djenane de Cássia Ferreira Lopes, Henrique Torquatto e George Duarte Silva. Eles são responsáveis por produzir maior quantidade de materiais pedagógicos para dar suporte aos professores.

Djenane de Cássia percebeu a empolgação dos alunos e participantes durante a visita em São João das Missões. Ela diz que através do projeto tem conseguido associar a teoria com a prática. “Tem sido muito interessante porque eu já faço isso diretamente no estágio obrigatório e residência pedagógica. E o que estamos trabalhando no programa está relacionado a universidade, pois faço a disciplina de educação ambiental. Com isso, consigo fazer essa associação entre os conteúdos estudados em sala de aula e os conteúdos que eu ajudo a produzir dentro do programa”.

O Programa de Educação Ambiental ‘Outro Norte’ é pioneiro na região ao envolver mais de 30 municípios com atividades lúdicas e educativas que buscam a promoção da coleta seletiva. No segundo semestre de 2022, o programa aconteceu em 25 municípios, em um total de 70 escolas, alcançando 27.762 alunos e, indiretamente, uma população de mais de 350 mil pessoas.

Na atividade prática “Gincana de Recicláveis”, foram mais de 50 toneladas de embalagens recolhidas que tiveram a destinação ambiental adequada, o que proporcionou a economia de recursos naturais, minimização de impactos ambientais e geração de emprego e renda locais. Os alunos ganharam cupons a cada 10 embalagens entregues e entre o fim do ano passado e o início deste ano, ocorreram os sorteios dos brindes nas escolas.

Já na atividade “Hora Verde”, foi realizado o maior plantio simultâneo de mudas da história do estado de Minas, sendo plantadas mais de 25.000 mudas pelas mãos das crianças envolvidas no Programa.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: