DA REDAÇÃO
Foi inaugurado – na última terça-feira (21) – pelo Codanorte (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas), uma Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos no município de Coração de Jesus. Com investimento de R$ 250 mil, com recursos da Prefeitura Municipal, e o Codanorte atuou com os projetos de engenharia, elaboração, dimensionamento da usina e acompanhamento da obra. O espaço terá 625 metros quadrados, sendo 325 metros quadrados do Galpão de triagem e 300 metros quadrados do Pátio de compostagem.
O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, enfatiza que a construção dessa usina vai beneficiar toda a população do município, estimada em mais 26 mil habitantes. Isso significa que 21 toneladas/dia desses resíduos deixarão de ser jogados em local inapropriado, sendo assim, o lixão será desativado. Isso traz uma série de benefícios para a população, pois descartados de forma incorreta, os resíduos sólidos poluem os mananciais e o lençol freático, atraem animais transmissores de doenças, além das condições insalubres em que são expostos aqueles que encontram nos resíduos uma fonte de renda.
Segundo Enilson Francisco: “aquilo que antes era destinado no meio ambiente de forma inadequada, agora vai passar a ser separado para a reciclagem. Com isso, vamos também envolver os catadores de materiais recicláveis na operação. Ou seja, terá um ganho ambiental, pois a cidade não vai ter lixão, melhoria na saúde da população, e também terá o desenvolvimento socioeconômico, pois vai gerar renda para os catadores e garantir mais segurança para eles”, enfatizou.
O prefeito de Coração de Jesus, Robson Dias, celebrou a conquista e projetou ainda mais avanços para a questão ambiental do município em parceria com o Codanorte. “Em 2006 foi construído um aterro sanitário aqui no município com o objetivo de dar uma destinação correta aos nossos resíduos. Mas com o descaso das gestões anteriores, rapidamente o aterro evoluiu para um lixão. Preocupados com esse dano ambiental, buscamos soluções com o Ministério Público e com o Codanorte para resolveu esse problema ambiental grave. Inicialmente, buscamos uma solução consorciada aos nossos municípios vizinhos, hoje estamos diante de tudo isso aqui, é um sonho realizado: usina, recuperação de espaços… ou seja, estamos trabalhando para essa solução adequada. Ainda temos muito a avançar, vamos implantar a coleta seletiva, vamos criar a Associação dos catadores, e levar a educação ambiental para as escolas”.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)