Codanorte fecha acordo com Mirabela para encerrar lixão - Rede Gazeta de Comunicação
Codanorte fecha acordo com Mirabela para encerrar lixão

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) alinhou, ontem de manhã (4), com o prefeito de Mirabela, Luciano Rabello, a adesão do município aos projetos “Norte de Minas Sem Lixão” e “Outro Norte”, que pretende acabar com o lixão da cidade e ainda implantar a coleta seletiva. O secretário-executivo do Codanorte, Enilson Francisco de Souza, e os técnicos se reuniram ontem de manhã quando discutiram essa parceria. O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, prefeito de Francisco Dumont, destaca que o desafio é acabar com os lixões em todas as cidades do Norte de Minas, como foi determinado pelo Ministério Público de Minas Gerais. O Codanorte já extinguiu 18 lixões e  foi o único consorcio selecionado pelo Ministério do Meio Ambiente com cinco projetos para acabar com os lixões.

A cidade de Mirabela fica a 66 quilometros de Montes Claros, sendo cortada pela BR-135. A proposta do Codanorte é implantar uma Usina de Triagem e Compostagem em Mirabela, para atender também o município de Patis. O transbordo do material seria para o Aterro Sanitário de Montes Claros, dando a correta destinação dos resíduos.  Desde o ano de 2016, o Codanorte vem executando o programa Norte de Minas sem Lixões, tendo extinto 18 lixões no Norte de Minas até o momento. No ano de 2020, o consórcio aderiu ao programa Lixão Zero do Governo Federal. O Programa Lixão Zero é da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, com vistas à melhoria da gestão de resíduos sólidos.

O Codanorte é o maior consórcio da área ambiental de Minas Gerais. Tem se destacado com o projeto Norte de Minas Sem Lixões, que já acabou com os lixões em 18 municípios. O Codanorte implantou seis usinas de triagem e compostagem em seis municípios e está adotando a mesma medida em outros 23 municípios. Ele congrega 60 municípios mineiros e ainda criou a sua Agência Reguladora de Saneamento do Norte de Minas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: